Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PORCIÚNCULA DÁ OS PRIMEIROS PASSOS PARA CRIAR UM CONSELHO DE TURISMO

A Secretaria Municipal de Turismo de Porciúncula e o Sebrae-RJ/Turismo Águas do Noroeste realizaram uma consultoria para a criação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) no município. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, na terça-feira (09/11), foi o primeiro passo para a criação do Conselho, que tem como objetivo principal desenvolver os potenciais turísticos de Porciúncula e região.
Estiveram presentes autoridades locais e regionais, sociedade civil, Lions Club, agricultores, representantes da rede de hotéis e restaurantes, CDL-Porciúncula, componentes de vários circuitos de caminhadas, além da coordenadora de Turismo de Natividade, Euzimar Bazeth e do secretário de Turismo de Varre-Sai, Roberto Flávio, municípios que integram o Projeto Águas do Noroeste.
Vários temas relacionados ao turismo local foram debatidos. O coordenador do Sebrae-RJ, Jorge Luis, e o Gerente Regional, Nelson Rocha Filho, apresentaram aos participantes o modelo a ser adotado para o planejamento dos estudos de potencialidades da região, o que irá beneficiar a economia das cidades em médio e longo prazo. O Presidente da Câmara de Vereadores de Porciúncula, Riandro Petrucci, que ocupou o cargo de Secretário de Turismo no período de 2001 a 2004, destacou o potencial turístico da região, em seu discurso.
Na semana que antecedeu o evento, o secretário de turismo, Adson Porto, apresentou uma proposta ao prefeito com o planejamento estratégico para o estudo das potencialidades e ainda o mapeamento das áreas de visitação.
- Será feito um planejamento por setor e cada área terá o seu ponto turístico principal. A partir de março de 2011, serão realizadas pré-conferências sobre a fomentação do estatuto do Conselho de Turismo e, em abril, será realizada a I Conferência Municipal, que dará posse aos membros do conselho – disse Adson. 
O Prefeito Antônio Jogaib, por sua vez, falou sobre a importância da iniciativa da Secretaria de Turismo em priorizar a criação do conselho e os benefícios que este trará para o desenvolvimento do setor.
- Temos vários pontos turísticos, um povo acolhedor e agradável. Devemos avaliar os fatores positivos e negativos, para que a atividade se torne auto-sustentável – disse o prefeito.
O evento continuou com a consultoria do ex-prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, que falou sobre as variáveis que Porciúncula pode oferecer aos turistas, com diversas atividades a serem desenvolvidas; e o consultor do Sebrae-RJ, Jarbas Modesto, apresentou um vídeo com o título: "Porciúncula, paraíso de belezas naturais", com fotografias de vários pontos turísticos que podem ser explorados.
Para encerrar as atividades da noite, o artista plástico e designer, Paulo Basstos, apresentou o projeto Portal do Caminho, um circuito de caminhadas projetado para receber peregrinos de todo o Brasil e que em breve terá suas rotas definitivas; e falou também sobre a II Coletiva do Caminho do Espírito Santo, que será realizada entre os dias entre os dias 18 e 26 de dezembro deste ano.

DECOM - Prefeitura de Porciúncula

FONTE: Noroeste On Line

Parabéns, Porciúncula!

Um comentário:

TCM - Trail Club Miracema disse...

Angeline.

Através do nosso amigo André Alvim "Xôxô, tive o prazer de conchecer o Paulo Basstos do Portal do Caminho, no Pedal Livre que fizemos entre Varre-sai,Tombos e Natividade. Ele foi nosso guia até Santa Clara, distrito de Porciúncula. Durante o percurso ele nos falou sobre o Portal do Caminho.
Acesse o seu site e terá mais informações sobre este novo caminho.

www.portaldocaminho.com

Grande abraço.

Luciano Poeys

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG