Em função da postagem feita com a colaboração do leitor vagalume, Kvari, o blogueiro catarinense, Adalberto Day prestou um brilhante relato sobre o tema, envolvendo Cristóvão Colombo e nossos primitivos indígenas.
Adalberto Day disse...
Angeline
Um eclipse sempre é motivo de expectativa pela importância astronômica e até de superstição.
O eclipse total da Lua, será mais uma oportunidade de visualizar a beleza de nossos astros....a Lua nosso satélite receberá as sombras projetadas pelo nosso planeta.
Lembro que em 12 de outubro de 1492 data em que o italiano Cristóvão Colombo descobre a América, ele para apaziguar os indígenas, além de dar bijuterias, ameaçou dizendo que se eles não os recebessem bem o faria o Céu escurecer ao meio dia...Evidentemente ele sabia que iria ocorrer um eclipse e assim ocorreu e os indígenas se renderam a ele.
Na realidade a data que leva a fama deste eclipse é 12 de outubro de 1492, quando o correto isso ocorreu em 29/02/1504 . Colombo, tinha uma cópia do almanaque com ele enquanto estava na Jamaica. E sabia que na noite de Quinta, 29 de Fevereiro de 1504, um eclipse total da Lua aconteceria pouco tempo depois do nascer-da-Lua.
Três dias antes do eclipse, Colombofez uma reunião com o Cacique ("líder") dos nativos e comunicou que o seu deus Cristão ficara enfurecido com o seu povo por já não fornecer comida a ele e à sua tripulação. Estava prestes a mostrar um sinal de seu desgosto: "vermelha de fúria", que significava que males estavam para ocorrer
Na noite prevista, à medida que o Sol se punha a Oeste e a Lua começava a emergir para lá do horizonte a Este, era claramente óbvio para todos que algo estava terrivelmente errado. Quando a Lua subiu totalmente acima do horizonte, faltava o seu limite mais abaixo!
Uma hora mais tarde, à medida que descia a escuridão, a Lua exibia uma aparência incendiária no lugar da normalmente brilhante Lua Cheia de Inverno, e pairava uma bola vermelha no céu a Este.
Fernando, filho de Colombo teria relatado que os nativos ficaram aterrorizados com tal acontecimento e "... com gritos vociferantes e lamentações correram de todas as direções até aos navios e encheram-nos com provisões, rezando ao Almirante para interceder por eles junto do seu deus." Prometeram cooperar com Colombo e com os seus homens se restaurasse a Lua ao seu estado normal. Colombo disse aos nativos que teria que retirar-se para conversar em privado com o seu deus. Fechou-se depois na sua cabine durante uns cinquenta minutos.
Momentos antes do fim da fase total, Colombo reapareceu, anunciando aos nativos que o seus deus os tinha perdoado e que iria permitir o regresso gradual da Lua. E nesse momento, tal e qual a palavra de Colombo, a Lua lentamente começou a reaparecer e à medida que emergia da sombra da Terra, os gratos nativos dispersaram. A partir daí, mantiveram Colombo e os seus homens bem abastecidos e bem alimentados até que uma caravela de Espanhola finalmente chegou no dia 29 de Junho de 1504.
Outra data importante descrita pelo José Anderson Caveari Pimenta, é a do dia 21 como início do nosso verão.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau
Nenhum comentário:
Postar um comentário