Recebi um e-mail do leitor vagalume, José Anderson Caveari Pimenta, sobre a passagem do telescópio Hubble sobre as cidades brasileiras. No e-mail havia a informação de que o telescópio poderia ser visto em Miracema, ontem. A blogueira não viu o e-mail a tempo de divulgar, mas recebeu hoje do mesmo leitor uma imagem que exemplifica.
Observar os satélites durante a noite é uma tarefa bastante interessante e educativa. Além disso, permite compreender que aquelas luzes que vez por outra cruzam o céu não são óvnis ou extraterrestres nos espionando, mas objetos feitos pelos cientistas que se interessam em observar a Terra e também o espaço.
Se as condições meteorológicas permitirem, os moradores das regiões Sudeste e Centro-Oeste poderão apreciar com bastante clareza um desses satélites cruzar o céu na noite dessa segunda-feira. Mas não se trata de um satélite qualquer. Estamos falando do próprio telescópio espacial Hubble, que estará visível para milhões de pessoas que olharem para o céu nesta noite.
Movendo-se a 28 mil km/h, o telescópio espacial poderá ser visto por aproximadamente 10 minutos, tempo mais do que suficiente para acompanhar o objeto com bastante tranquilidade.
...
Moradores de Miracema podem ver o HST hoje, 14/12 olhando exatamente as 20:38 horas a 33º de elevação (a partir do horizonte) na direção do Vale do Cedro (para quem mora do Centro ao Bairro Jardim Bervely) e em direção ao Sombreiro (para quem mora do Centro ao Bairro Pontilhão do Rosa).
Ou seja, olhar na direção em que o sol se pôs.
O espetáculo durará cerca de 4 minutos.
Vale a pena.
A Estação Espacial Internacional também pode ser vista frequentemente nos céus de Miracema. Quando souber de sua passagem aviso a todos. Ela é mais fácil e melhor de ver pois é bem maior que o Huble e portanto brilha muito mais.
Devido às chuvas, não foi possível ver nada em Miracema, mas Kvari, como é conhecido na blogosfera, traz a imagem da Estação Espacial Internacional, vista em agosto de 2009.
Clique na imagem para ampliá-la.
Não deu pra ver nada Angeline, choveu muito aqui, até agora o tempo tá fechado.
Segue uma foto tirada da passagem da ISS - Estação Espacial Internacional em agosto de 2009 quando recebeu a visita do ônibus espacial Discovery.
Não fui eu quem tirei mas ilustra como é a passagem da ISS que é bem parecida com a do HST (ele só é um pouco menos brilhante, por ser menor).
Um comentário:
Ontem 15/12 consegui ver um pouco da passagem do Hubble - meio entre as nuvens e com a lua mais clara, o que atrapalhou.
Fiz um vídeo, vou ver como ficou e mando depois.
Só pra explicar a foto: esses dois riscos são da Estação (mais forte) e do ônibus Discovery (mais fraco) são em forma de traço porque a máquina foi ajustada para uma exposição maior do que o normal.
Postar um comentário