Mais que simplesmente informar, o projeto que está sendo desenvolvido pelo Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura no município de Natividade promete dar novo fôlego à pequena cidade de 15 mil habitantes do noroeste fluminense. O instituto, vinculado à Secretaria estadual de Obras, desenvolveu um trabalho de sinalização turística para o local, que tem, entre as principais atividades econômicas, o turismo rural – em suas fazendas históricas – e o turismo religioso, devido aos relatos de aparições de Nossa Senhora numa fazenda conhecida como Sítio dos Milagres.
No local, foi construído, na década de 70, um santuário, que é réplica exata e única no mundo da casa onde Maria viveu em Éfeso, na Turquia, e conserva a pedra que teria sido deixada pela Virgem em uma de suas aparições em Natividade. O santuário em Natividade tem estilo oriental, com suas cúpulas arredondadas, e é um dos principais pontos turísticos da região.
A ideia é que placas diferenciadas ajudem a sinalizar os acessos aos principais pontos de interesse do município. O financiamento para a execução do projeto e confecção das placas vem do ministério das Cidades e o IEEA é o encarregado da aplicação no estado do Rio. Qualquer município interessado pode fazer o pedido para que o Instituto elabore o projeto. Se fosse pago, custaria entre R$ 50 mil e 80 mil, segundo o presidente do IEEA, José Francisco Boaechat..
- Nossos técnicos vão ao município e entram em contato com o prefeito para saber as necessidades. Depois, elaboramos o projeto que leva, em média, três meses. Esse trabalho de sinalização aquece o turismo e ajuda a criar renda para a cidade.
O Blogue parabeniza o governo municipal de Natividade pela iniciativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário