O biólogo miracemense Sávio Freire Bruno, que foi premiado recentemente com fotografia de um pato-mergulhão e seus filhotes no concurso mundial sobre aves raras e ameaçadas, lançou em 2008 o livro “100 Animais Ameaçados de Extinção no Brasil - E o que você pode fazer para evitar”, através da Editora Ediouro.
A obra apresenta atitudes que devemos tomar para preservar os ambientes naturais e evitar o desaparecimento das espécies brasileiras.
Estima-se que 50% de toda a biodiversidade do planeta estejam em território brasileiro, e, dentre elas, inúmeras espécies endêmicas, que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. No entanto, pouco se sabe sobre os animais brasileiros, as ameaças que eles vêm sofrendo há muitos anos com a devastação das florestas e, mais recentemente, com o aquecimento global, que modifica o clima, a vegetação que lhe serve de alimento ou abrigo, que reduz a quantidade de água e torna sua sobrevivência cada vez mais difícil.
Em "100 Animais Ameaçados de Extinção no Brasil – E o que você pode fazer para evitar", o leitor não irá encontrar informações sobre os ursos polares do ártico, os gorilas e os elefantes da África, nem sobre os tigres da Índia, mas sobre os animais brasileiros tão interessantes, belos e curiosos quanto, e tão pouco estudados. O objetivo do livro é apresentar as principais características desses animais, os motivos que os levaram à lista das espécies ameaçadas, de modo que cada pessoa saiba como contribuir para evitar que eles desapareçam. Alguns desses animais, descobertos há menos de dez anos, como o soldadinho-do-araripe (CE) e o guigó-de-sergipe (SE), e outros, praticamente desconhecidos pelo grande público, como o cachorro-do-mato-vinagre e o gato-palheiro, já estão ameaçados de extinção, sem que se saiba muito sobre o comportamento deles, o que é fundamental para a preservação. Sem contar o caso da ararinha-azul que foi extinta da natureza: atualmente, os únicos exemplares existentes vivem em cativeiro, e não passam de dez. Mas o que fazer para evitar que esses animais desapareçam para sempre? Jacques Cousteau, considerado o maior preservacionista mundial, constatou, após anos de trabalho, que só é possível criar a consciência da necessidade de preservar o meio ambiente se aprendermos a amá-lo. E para aprendermos a amá-lo é preciso conhecê-lo.
Seguindo essa premissa, "100 animais ameaçados de extinção no Brasil – E o que você pode fazer para evitar" é um livro que revela ao leitor as curiosidades e a beleza dos 100 animais em risco de desaparecer no Brasil e ainda mostra alternativas sobre o que cada um pode fazer para evitar que isso aconteça.
Organizado pelo editor Pedro Almeida, o livro é resultado de um ano e meio de pesquisas do biólogo Sávio Freire Bruno e pode-se dizer que é a primeira obra que reúne e trata dos animais em extinção no Brasil. Para cada animal pesquisado são dedicadas até duas páginas com informações sobre características físicas, curiosidades, hábitos, habitat, os motivos que o colocaram na lista de extinção, além de uma classificação que identifica sua atual situação (nível de ameaça).
Há também um 'box' destinado a cada bicho, que apresenta as ONGs que atuam no combate à extinção desses animais. É aqui que o leitor vai conhecer trabalhos vitoriosos de preservação, conquistados na maioria das vezes com poucos recursos ou com recursos próprios, mas com muito engajamento de biólogos, fotógrafos e naturalistas brasileiros. Neste tópico há informações sobre muitas ações indiretas que podemos tomar para evitar o tráfico, o desmatamento, as construções desordenadas e a aprovação de obras públicas, sem que se leve em conta os animais que habitam uma determinada região.
Essas informações sobre a obra do miracemense Sávio Freire Bruno foram extraídas do sítio "Morro Azul Eventos", de Miracema, administrado pelo também miracemense André da Mota Alvim. O objetivo dessa postagem, além de divulgar o trabalho do miracemense, é disponibilizar a informação para que os estudantes, biólogos e ambientalistas miracemenses possam conhecer esse trabalho. Para adquirir a obra há vários sítios disponíveis na internet. Pelo Submarino, clique aqui.
Sobre o Autor
Sávio Freire Bruno é biólogo com mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em Medicina Veterinária pela Tierärztliche Houchschule Hannover (em convênio com o Centro de Primatas Alemão – DPZ, Göttingen, 2000). Nascido em Miracema, Estado do Rio de Janeiro e crescendo entre a cidade e o campo, sempre esteve atento e crítico diante do contínuo desmatamento que assolou o país nas últimas décadas. Desde 1992, trabalha na UFF, onde hoje coordena o Setor de Animais Selvagens na faculdade de Veterinária. Como ecólogo, focou esforços no estudo de animais ameaçados, assim como no ambiente em que vivem e nas alterações que nele ocorrem. Após quatro anos de trabalho e estudo na Alemanha, retornou em 2000, quando passou a dedicar esforços para a conservação do pato-mergulhão no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Viaja para esse recanto do cerrado mineiro com alunos engajados nesse projeto para pesquisar e documentar novas descobertas sobre essa ave, um dia considerada extinta.
Com informações da Morro Azul Eventos e Som e da Ediouro (www.ediouro.com.br)
Um comentário:
Parabéns, Sávio, Miracemense de Sangue, Alma, Corpo e Mente!
Sei disto porque seus olhos brilham e seu sorriso se abre todo quando se refere à nossa Miracema.
Excelente Trabalho e sei de todo o seu valor através dos alunos, Professores da UFF e outras pessoas ligadas a sua área.
Um admirador seu e seu ex-aluno é o Eduardo Bruno Nogueira, agora seu colega ( recebe o diploma em março ), filho da minha irmã Lia Marcia de Paula Bruno, sua colega e somos todos seus primos ( Bruno ).
Parabénssssssssssssssssssssssssssssssssssss e Sucesso sempre! O que depender de nós, " rezamos " na sua Cartilha Ecológica e adquiriremos seu livro, ok?
Abraços e beijos neste coração lindo,
Rachel Bruno
Postar um comentário