Por: Pamela Araujo 16/05/2011
Rotas ciclísticas inspiradas em modelos vitoriosos de outros países vão favorecer a circulação dos ciclistas. Novos projetos podem mudar a malha cicloviária de toda a cidade
Entrou em vigor a lei que institui o Estatuto da Bicicleta no município, publicada no último sábado. Com ela, a Prefeitura de Niterói, através da empresa Niterói, Transporte e Trânsito (Nittrans), planeja implantar, nos próximos meses, rotas ciclísticas, inspiradas em modelos adotados em várias cidades do mundo para orientar e garantir aos ciclistas o direito de circulação nas vias públicas conforme determina o Código de Transito Brasileiro (CTB).
Niterói vai ganhar uma ciclovia ligando o bairro do Barreto ao Gragoatá. Após a implantação, nos últimos meses, de duas ciclofaixas nos bairros de Icaraí, São Francisco e Charitas, com aproximadamente oito quilômetros de extensão, um projeto desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Niterói Trânsito e Transportes S/A (NitTrans) pretende ampliar a malha cicloviária da cidade.
As rotas cicláveis são vias de baixa velocidade sinalizadas com ícones para orientar motoristas, pedestres e usuários de bicicletas. Em outras vias com maior velocidade do trânsito serão demarcadas ciclofaixas, com pintura horizontal e sinalização vertical.
O FLUMINENSE
Um comentário:
Amiga Angeline
Quando Miracema despertará à importância da biciclete ao transporte público em sua área urbana, estimulando o seu uso para isto, com bicletários, medidas à segurança etc?
Avraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Postar um comentário