Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Itaperuna na luta contra a Tuberculose


Em uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Itaperuna, através do Programa de Controle da Tuberculose (PCT) e do Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES), foram realizadas nos meses de março, abril e maio, ações de orientação sobre a doença, através de palestras, distribuição de material didático e ilustrativo, dentre outras.
Foi montado no pátio do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, um estande informativo com o intuito de esclarecer a população sobre a importância de se prevenir do contagio da doença. A iniciativa teve como orientadores Cinara Andrade Reis, enfermeira do PCT; Adriana Batista e Josely Galvão, técnicos do NICES e Gesiney Botelho, coordenador do NICES.
A Enfermeira Cinara conversou com as pessoas que visitaram o estande e ministrou palestras com o propósito de intensificar as práticas de Educação em Saúde como forma de prevenção. De acordo com ela, a orientação em forma de palestra e conversas, ainda é a ferramenta mais apropriada para o desenvolvimento de um trabalho de saúde, voltado à conscientização. “Assim, nós podemos pontuar alguns fatos vividos nas assistências que fazemos aos pacientes em nosso dia-dia, mostrando a real situação das doenças e como preveni-las”, diz. 
Já as técnicas Josely e Adriana fizeram abordagens corpo a corpo, distribuindo materiais educativos e ilustrativos sobre a Tuberculose. A ação teve como objetivo o fortalecimento das ações voltadas à prevenção. O coordenador Gesiney Botelho disse que as iniciativas de ações de saúde fazem parte do Cronograma Anual de Ações de Educação em Saúde, e que o secretário de Saúde Crebylon Nino, deseja que as ações aconteçam de forma constante para trazer mais informação à população e garantir maior assistência aos itaperunenses, trazendo ampla visibilidade aos programas de saúde constituídos pela Prefeitura de Itaperuna. “Quanto à Tuberculose, apesar de podermos preveni-la e curá-la, mostra-se no Brasil um agravo responsável por muitos óbitos, nas várias faixas etárias”, conclui o coordenador.

Sintomas e Tratamento

Toda pessoa que apresentar tosse por mais de três semanas, principalmente se for acompanhada de febre e emagrecimento, deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência. Nas Unidades de Saúde, os profissionais irão consultar e colher a amostra de escarro para baciloscopia, exame que confirma a doença.
Os exames e o tratamento são gratuitos. O tratamento dura no mínimo seis meses e não pode ser abandonado pelo paciente de forma alguma. A tuberculose é um grave problema de saúde pública no mundo, declarada como emergência global pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Qualquer informação pode ser obtida junto à Unidade de Estratégia da Família (ESF) mais próxima de sua residência, ou através do Programa de Controle da Tuberculose, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

Decom de Itaperuna-RJ

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG