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domingo, 29 de maio de 2011

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: TURISMO VI

Abaixo o trecho do Plano de Desenvolvimento Sustentável para o Norte e o Noroeste Fluminense, da Seplag, que trata do Turismo Cultural e do Artesanato como Produto Turístico.

Folia de Reis



5.7 Turismo Cultural 

O turismo cultural é um dos segmentos do mercado turístico e consiste na visita a determinado destino com o objetivo de conhecer a cultura local em sua forma de expressão, como museus, galerias, arquiteturas, sítios históricos, o folclore, a gastronomia, o artesanato, a arte, crenças e tradições, festas e outros que caracterizam o modo de ser e viver de um povo.

Caxambu, Miracema-RJ, ao centro de saia amarela a Dona Aparecida Ratinho.


5.7.1 Turismo Cultural na Região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro 

Na Região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro podemos destacar a fabricação de vinho de jabuticaba de Varre-Sai, cujo processo, inteiramente artesanal, teve origem com a migração italiana no começo do século XX. 
No distrito de Raposo, em Itaperuna, o ponto alto é a festa em homenagem a Nossa Senhora de Soledade, padroeira local, com procissão de carros-de-boi enfeitados. 
Nos municípios de Itaocara, Miracema, Santo António de Pádua e Laje do Muriaé, encontramos o Mineiro-pau, uma dança de homens, que usam bastões de madeira, com os quais desenvolvem uma complicada coreografia, cujas batidas fazem a marcação dos tempos do compasso musical. Nesses municípios, as figuras do boi, da mulinha, do jaraguá, do gavião, lideradas pelo toureiro acompanham essa dança. 
O Jongo e o Caxambu, danças de terreiro de origem africana, integram o conjunto das formas de samba no Brasil, também estão presentes em Santo António de Pádua, Miracema e Cambuci.

5.8 Artesanato como Produto Turístico 

O artesanato é um produto que pode refletir a história de um povo, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável de uma comunidade. Para que o artefato possa ser um veículo de sustentabilidade turística, é necessário que tenha referência do lugar, com destaque dos traços da cultura local, transformando-se em instrumento de informação e atração e, conseqüentemente, em um produto turístico.

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