Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 23 de maio de 2011

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: TURISMO

Já divulgamos todos os arquivos com o Plano para o Desenvolvimento Sustentável do Norte e do Noroeste Fluminense (Acesso aqui). Prometemos também divulgar os detalhes destacados no plano com respeito ao TURISMO. Assim, iremos divulgar em várias postagens, para não ficarem muito extensas, o que foi registrado no Plano sob o título 



5 TURISMO 
Cachoeira da Cara, Miracema-RJ. Foto: André Alvim, disponível no site Morro Azul Eventos.


5.1 Turismo Sustentável 

O turismo é uma das maiores atividades econômicas do planeta, movimentando 10% do PIB  mundial. Segundo a Organização Mundial do Turismo, cada dólar investido em turismo por um país gera seis dólares de retorno. 
No Brasil, mesmo longe de atingir todo o seu potencial, a atividade já é uma das principais fontes de entrada de dólares no país. Com 5,0 milhões de visitantes estrangeiros, em 2008, o Brasil é o principal mercado turístico internacional na América do Sul e ocupa o segundo lugar na América Latina em termos de fluxo de turistas internacionais. 
Mas bons resultados exigem cautela. O desenvolvimento não-controlado de um destino turístico pode levar ao esgotamento de seus recursos naturais, à descaracterização de seu patrimônio cultural e ao desequilíbrio social. Em conseqüência, a região se deteriora, perde sua atividade e os turistas desaparecem, rumo a novos destinos. 
O turismo sustentável surge como alternativa para quebrar esse ciclo e assegurar a viabilidade dos destinos e empreendimentos a longo prazo. Surge, também, como condição para que o turismo possa contribuir substancialmente para a promoção do desenvolvimento econômico e social, para a proteção do meio ambiente e da diversidade cultural. 
Para a Organização Mundial do Turismo (1999), “Turismo sustentável é a atividade que satisfaz as necessidades dos turistas e as necessidades socioeconômicas das regiões receptoras, enquanto a integridade cultural, a integridade dos ambientes naturais e a diversidade biológica são mantidas para o futuro”. 
Por ser uma das maiores indústrias do mundo e por envolver atividades das mais distintas, o turismo tem um imenso potencial transformador. Ele é fundamental para o aumento das taxas de emprego, exigindo investimentos de menor vulto que outros setores para criar postos de trabalho. Necessita de serviços que dificilmente podem ser substituídos por máquinas e cria vagas que beneficiam tanto os menos qualificados quanto profissionais especializados. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o turismo responde por um em cada nove empregos no mundo e, no Brasil, as atividades turísticas empregavam cerca de 1,4 milhões de pessoas em 2003.

Na próxima postagem iremos destacar as Regiões Turísticas do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG