Arquivo VAGALUME

terça-feira, 21 de junho de 2011

IRMÃOS MOREIRA E O SUCESSO DO CRUZEIRO NO PASSADO

"Zezé Moreira, de Miracema-RJ, conquistou a inédita Copa Libertadores em 1976". Foto: Arquivo do Estado de Minas
Matéria do sítio Superesportes, de autoria do Bruno Furtado, divulgada no último dia 20, dá conta de um coincidência envolvendo os títulos do clube de futebol Cruzeiro. 
Taça Brasil de 1966, Copas Libertadores de 1976 e 1997, Campeonato Brasileiro de 2003, Copas do Brasil de 1993 e 2003 e Supercopa de 1992. O que esses títulos da história do Cruzeiro têm em comum? Todos foram conquistados sob o comando de técnicos nascidos no estado do Rio de Janeiro.
A matéria relaciona essa coincidência com um desafio atual: "Também fluminense, o novo treinador, Joel Santana, terá até 31 de dezembro para tentar colocar o nome na história como campeão brasileiro, missão difícil pelo início ruim do time na competição."
Entre os técnicos fluminenses que passaram pelo clube estavam os "Irmãos Moreira", de Miracema, que a matéria registra da seguinte forma:

"Airton no comando em 1966". Foto: Arquivo do Estado de Minas, 14-fev-1966.


O primeiro a ficar marcado foi Airton Moreira, de Miracema-RJ, responsável por montar e dirigir o Cruzeiro campeão da Taça Brasil de 1966 e dos Mineiros de 1965 e 1969. Foi ele, por exemplo, quem promoveu Dirceu Lopes, Natal e Pedro Paulo para o profissional do clube.
A conquista da Taça Brasil sobre o Santos de Pelé foi o maior feito da ‘era Airton Moreira’. Com esse título, o Cruzeiro ganhou projeção nacional, e passou a ser respeitado como um dos grandes do país. O treinador esteve à frente do time em 200 partidas, com 127 vitórias, 33 empates e 40 derrotas.

Copa Libertadores
Irmão de Airton, Zezé Moreira, também nascido em Miracema-RJ, foi o comandante do Cruzeiro na inédita conquista da Copa Libertadores de 1976 sobre o River Plate. Se o irmão ajudou o clube a obter reconhecimento nacional, Zezé o colocou de vez no cenário internacional. Além de Raul e Piazza, remanescentes de 1966, faziam parte do elenco craques como Zé Carlos, Nelinho, Roberto Batata, Palhinha, Eduardo, Jairzinho e Joãozinho.
No jogo final, disputado em Santiago, Zezé Moreira foi protagonista de uma das histórias mais curiosas do futebol. Ele deu uma bronca em Joãozinho por ter marcado, de falta, já no fim, o gol do título e da vitória por 3 a 2. É que ele partiu para a bola antes de Nelinho, o cobrador oficial.
Zezé Moreira dirigiu o Cruzeiro em 131 jogos, com 73 vitórias, 34 empates e 21 derrotas.
Em 1997, vinte e um anos depois do feito inédito, coube ao carioca Paulo Autuori reerguer o Cruzeiro numa Libertadores iniciada com Orcar Bernardi no cargo e levar o clube ao bicampeonato sobre o Sporting Cristal do Peru. Em mais de uma passagem, ele esteve à frente do time em 86 jogos, com 44 vitórias, 20 empates e 22 derrotas.
LEIAM A MATÉRIA COMPLETA NO SUPERESPORTES 

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amiga Angeline

Que beleza a Princezinha entrou perfeita como fundo sonoro. Só assim para ouvi-la.

Mais informações sobre os Irmãos Moreiras, incluisive genealógicas, no Capítulo NPA do Volume V, de LM.

Abraços, sáúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG