Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 10 de junho de 2011

JUSTIÇA DO RIO CONCEDE HC AOS 439 BOMBEIROS E ANISTIA ESTÁ SENDO PROVIDENCIADA

A Justiça do Rio de Janeiro concedeu nesta madrugada um habeas corpus para soltar os 439 bombeiros presos após a invasão do Quartel Central da corporação. O desembargador Claudio Brandão de Oliveira concedeu liberdade provisória aos 439 bombeiros presos. O pedido de habeas corpus havia sido feito pelos deputados federais Alessandro Molon (PT-RJ), Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) e Doutor Aluizio (PV-RJ). 
"Convencido de que a manutenção da prisão não mais se justifica, defiro a liminar requerida e concedo liberdade provisória aos militares presos no episódio mencionado na petição inicial e que constam na relação em anexo", escreveu o juiz. 
Pelo menos cinco projetos de anistia serão apresentados no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Rio.
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse nesta sexta-feira, 10, que aprovará na próxima semana uma emenda à Lei nº 12.191, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que anistiou militares de nove estados punidos por movimentos reivindicatórios em 1997, e ampliará o benefício para os bombeiros que participaram dos protestos este ano no Rio.
"Conseguiremos aprovar esta emenda na próxima semana. As famílias estão apavoradas com a possibilidade de processos contra os manifestantes", afirmou o senador. Na Câmara dos Deputados, pelos menos três projetos de Lei para a anistia circulam. O deputados do PSOL Chico Alencar e Jean Willys, do Rio, e Ivan Valente, de São Paulo, concluíram um projeto de Lei.
O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) também anunciou que elaborava um texto semelhante, assim como o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ). Na Assembleia Legislativa do Rio, 25 deputados, das mais diversas correntes políticas, assinaram uma proposta de Emenda Constitucional para anistiar os servidores no âmbito estadual.  (Com informações do jornal O Dia e do Estadão)



O vídeo mostra manifestação dos bombeiros em greve, no mês de maio, na porta da Alerj.

Abaixo a lista dos 33 deputados estaduais que não quiseram assinar o manifesto pedindo a libertação dos bombeiros. Dos 70 deputados, 37 assinaram. É bom também para os bombeiros saberem quem é quem. Fonte: Folha de Italva.


2 comentários:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amia Angeline

Beleza a música.

Esta bem claro que a quatão virou mais uma luta política de oposição x situação do governo fluminense do que a autêntica e legítima luta dos bombeiros por melhores condições de trabalho, que merece todo nosso apoio.

Porque a pixação de políticos por não apoiarem iniciticas da oposição em benefício dos bombeiros? Afinal não estamos numa democracia, na qual todos têm o direito de ter suas próprias idéias e lutar por ela? O que é isto, patrulhamento doutrinário?

Se os bombeiros foram libertados não é porque este ou aquele interferiu em seu amparo, mas porque a Justiça isto entendeu necessário e oportuno. Afinal se eles não estavam condenados, se não ofereciam risco à ordem, porque serem mantidos em situação tão precária ao poder público e desfalcando suas frentes de trabalho?

Anistia é uma decisão política e não judiciária, com tantos antecedentes, que só beneficiará de fato e de direito aos que têm culpa no cartório, pois os demais, a grande maioria, certamente só aparentemente, pois podem não ser apenados pela justiça.

Alias estamos já em campanha às próximas eleições. Contudo, a nossa memória, normalmente não chega a um ano.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

AngelMira disse...

Por que não divulgar os nomes? São homens públicos... Por que não conhecer a opinião deles no caso?

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG