Ser cabotino parece um dom para a grande imprensa. E, hoje à noite, Eliane Cantanhêde ilustrou este predicado. No “Em Pauta”, da Globonews, ao tentar isolar a imprensa nacional da possibilidade de enfrentar algum escândalo como a que envolve o jornal-pasquim “News of the World”, da Inglaterra, atacou os blogs. Disse que os blogs não são tão independentes como dizem e sugeriu que se vinculam aos interesses do ex-Presidente Lula. Fiquei imaginando qual a investigação que teria feito na internet para chegar a tal conclusão, tendo em vista a quantidade de blogs existentes. O pior veio em seguida. Defendendo a grande imprensa, fez um elogio à empresa que a emprega que deturpou a verdade, o que seria o inverso do que se espera de um jornalista. Perguntou o que teria sido da Campanha das Diretas sem o envolvimento da Rede Globo. Para os incautos e jovens: a Rede Globo simplesmente não noticiava as manifestações de rua. Ficou assim, calada, até o último minuto do segundo tempo, quando não tinha mais como ignorar o maior movimento político do país.
Catanhêde tem razão em criticar a sigla PIG que alguns utilizam para nomear a grande imprensa (a sigla significa Partido da Imprensa Golpista). Mas devia se policiar para não dar tanto argumento para quem criou a sigla.
3 comentários:
Passei por aqui só prá dizer que matei a saudade do "reizinho" personagem de minha infância. Gostei. Abraço.
Amiga Angeline
É da família dos Cantanhede, um diretor da ENE - Escola Nacional de Engenharia no Largo de São Francisco e o outro fundador e diretor da Escola Fluminense de Engenharia em Niterói?
Qunado ao fato dos blogs e outros espaços na Internent não serem independentes está correto. São propriedades particulares de seus fundadores.
Quanto a serem dependentes de dada corrente política é meia verdade, pois, nem todos são e muitos são até bem liberais como este seu.
Isto é próprio do mecanismo, cremos que para deixar clara a responsabilidade pelos mesmos.
Tanto que comentários não constumam ser automátcamente aceitos. Dependem do juizo de seus donos. Alguns nem aceitam e nada dizem.
Não há como modificar isto, exceto abrandar a juizo de cada propriatário.
Não há pecado algum.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Luiz Carlos:
Não conheço os familiares da jornalista, por isso não posso responder a sua pergunta.
De fato, creio que a jornalista está iludida, ou não conhece a blogosfera.
Postar um comentário