Curva do Cemitério hoje, Blumenau-SC. Foto: Adalberto Day |
Hoje os jornais noticiaram a situação crítica da cidade de Lajes, na região serrana de Santa Cantarina. Segundo os jornais se continuar a chover como está, outras cidades poderão ser afetadas. Entre elas, Blumenau.
Conheci Blumenau em 2003, uma cidade linda, limpa, com as tradições alemãs e de outras imigrações marcantes. Em 2008, quando a chuva também assolou o Noroeste fluminense, Blumenau sofreu muito em virtude das chuvas. Pessoas morreram, famílias ficaram sem nada... O presidente Lula sobrevoou a região e prometeu ajudar.
Àquela época a famosa Curva do Cemitério desbarrancou e deixou áreas isoladas. As obras foram demoradas. As informações que tenho são de que as obras não se concluíram.
Agora, sob a ameaça de novos problemas com chuvas, além de tomar conhecimento sobre a inconclusão da obra da Curva do Cemitério, recebi uma imagem do sociólogo blumenauense Adalberto Day que mostra o estado do barranco. Exatamente na Curva do Cemitério!
Um comentário:
Amiga Angeline
Este problema é antigo e continuará se repetindo, até que as ocupações humanas por lá se enquadrem melhor nas condições naturais dos vales.
Caso contrário continuará como enchugar gelo. Reconstroi-se praticamente nas mesmas condições. Novas chuvas é lá vem o problema.
A natureza é quem manda. Temos que nos adequar a ele, ou enfrentar as consequências.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Postar um comentário