Arquivo VAGALUME

sábado, 29 de outubro de 2011

Maracanã: retirada da última placa da antiga cobertura





A Empresa de Obras Públicas (Emop), vinculada à Secretaria estadual de Obras removeu, ontem (26/10), a última placa de concreto da cobertura do Maracanã. A etapa de retirada durou cinco meses e foi feita com a utilização de guindastes gigantes de grande capacidade de carga. O estádio vai ganhar uma nova estrutura em membrana tensionada, sustentada por cabos de aço, com durabilidade de 50 anos.
A nova cobertura, que terá 50 mil metros quadrados, vai coletar a água da chuva para reuso. Um sistema de drenagem vai direcionar a água coletada para uma cisterna, para utilização em descargas e irrigação do gramado. No centro do campo está sendo construído um decantador, que concentrará a água da chuva durante a obra, permitindo que o trabalho aconteça sem que sedimentos, como a lama, cheguem à rede de águas pluviais. O sistema de drenagem no campo irá recolher o excedente da água do gramado e a direcionará, livre de resíduos, para a cisterna de reuso. Nesse caso, os minerais que se perderem durante a irrigação retornarão ao gramado.
As obras no Maracanã seguem as regras para a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), voltada para as construções sustentáveis e ambientalmente eficientes. Entre outras ações de eficiência, está a utilização de energia solar para o aquecimento das duchas e torneiras nos banheiros. As torneiras usarão o sistema de temporização, para evitar desperdício. Da mesma forma, as válvulas das descargas terão duas fases, sendo uma com um volume menor de água, para o descarte de resíduos líquidos.Todas as torneiras terão em seus bicos um aerador, equipamento que ajuda na melhor distribuição da água. Dessa forma, reduz-se o consumo com uma vazão mais eficiente.
Outra medida é o depósito do entulho em uma máquina que separa o concreto das estruturas em ferro, levando-o para um triturador que o transforma em brita. A brita é usada na própria obra, principalmente para aterrar o subsolo, que não será mais utilizado. A trituração in loco do material demolido elimina o tempo gasto com o transporte de entulho até os lixões na cidade e contribui para o trânsito no entorno do Maracanã, que fica comprometido em horários de pico. Além disso, com o reaproveitamento do material demolido, reduz-se, também, a necessidade de importar material de jazidas para os reaterros. (Ascom Sec de Obras do ERJ)




Incrível, o sentimento que dá é de que o Maracanã está totalmente descaracterizado. Será que essa obra toda é necessária?

4 comentários:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amiga Angeline

Bela matéria. Parabéns. Vamos retransmiti-la.

É uma pena que obra assim não seja bem conhecida publicamente, antes mesmo de iniciada.

Vê-se que a acusação de superfaturamento é difícil de entender sendo feita por uma estatal.

Quanto a descasracterização cremos não ser importante pois se trata de bem protegido pelo órgão federal de presrvação do patrimônio nacional.

Quanto a solução da cobertura não dá para qualquer análise. Lembramos que algo assim fizeram os romanos do Coliseu e nós no primitivo Pavilhão de São Cristóvão, onde foi destruida por incêdio.

Não se é de esquecer que a construção do Maracanã foi objeto de muita condenação e ele hoje é um templo sagrado do Futebol no Mundo.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Blog "O Vagalume" disse...

Vamos acompanhar... As cifras gastas e a necessidade é que penso devam ser avaliadas.
E mais, que o IPHAN que autorizou a obra fiscalize.

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amiga Angeline

Já é fato consumado o contrato das obras e seus respectivos custos, inclusi com o bebeplácito dos órgãos fiscas.O problema é que não sejam aumentados com os tradicionais aditivos, importante ferramenta da corrupção.

Outrossim que tudo seja cumprido nos termos do contrato e para tal ai esta CGU, os tribunais de contas e oslegislativos estaduais e federais.

Goste-se ou não o mais importante é que esteja pronto ao cumprimento dos compromissos internacional do Brasil.

Abraços, saúde e Paz de Cristo,
Luiz Carlos/MPmemória.

Anônimo disse...

Corvadia, que estão fazendo com o MARACANÃ.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG