Arquivo VAGALUME

terça-feira, 22 de novembro de 2011

"Chevron não investiu em segurança"


Chevron não contava com esquema de segurança para impedir que o vazamento de petróleo Rio de Janeiro causasse dano ambiental. A informação é do oceanógrafo David Zee, que atua como perito para a Polícia Federal no inquérito sobre o acidente. Ele concedeu entrevista a Oziris Marins, Affonso Ritter e Fernando Albrecht, da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre. 
“Não houve esforço para investir em situações de acidentes. Não há equipamentos ou treinamento de pessoal. Não havia barreiras de contenção suficientes para conter o óleo”, afirmou o oceanógrafo. 
O vazamento do petróleo teve início este mês no Campo de Frade, na Bacia de Campos. Segundo Zee, o acidente não é tão grave quanto o ocorrido no ano passado no Golfo do México, mas serve como advertência. 
“A acessibilidade a estas grandes profundidades é muito difícil. As pressões são imensas e as temperaturas adversas. É como uma missão na Lua. Por isso precisamos desenvolver tecnologia para precaução”.

Falhas

O oceanógrafo também afirmou que não havia pessoal treinado para realizar o recolhimento do óleo, uma das primeiras medidas a serem tomadas em caso de vazamento. “Eles não têm investimento para este tipo de coisa”. 
Zee explica que este deveria ser um procedimento padrão. “Se eles tivessem recolhido ao menos 50% do óleo, o impacto ambiental seria 50% menor”. Segundo ele, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) e o Ibama precisam desenvolver normas para este tipo de situação. (Band)

LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG