Folia Mirim, da Associação Folclórica Senzala do Caxambu, que é Ponto de Cultura |
Depois da cantata ecumênica e da apresentação das folias de reis, foi a vez do Caxambu. A Associação Folclórica Senzala do Caxambu, que além de Ponto de Cultura é integrante do Projeto "Jongueiros do Sudeste", da Universidade Federal Fluminense, apresentou além da folia mirim, o tradicional Caxambu, manifestação da cultura popular típica das regiões cafeeiras do Sudeste brasileiro. E Miracema, no Noroeste fluminense, grande produtora de café de outrora, quando a região Noroeste era conhecida por "Celeiro do Estado do Rio", mantém até hoje essa tradição cultural, que é uma manifestação oriunda dos negros que trabalhavam na lavoura do café, vindos da África.
Para saber mais sobre o Caxambu ou Jongo, como é mais conhecido, leia aqui.
A representante maior do Caxambu e da cultura popular de Miracema e região é a Sra. Aparecida Rodrigues de Souza, mais conhecida por "Dona Aparecida Ratinho", que esteve presente e engrandeceu o evento.
Dona Aparecida Ratinho, mestra do Caxambu |
Dona Aparecida puxando um ponto |
Rogério Mulato, mais conhecido por "Aranha", neto de Dona Aparecida puxando o ponto. |
Nas próximas postagens traremos alguns flashes, em vídeo, do Caxambu da Associação Folclórica Senzala do Caxambu, que encantou o público presente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário