Bioinvasores selvagens introduzidos no estado do Rio de Janeiro e suas implicações. Por Sávio Freire Bruno &Vanessa Trally Bard.
O lançamento pela editora não tem data prevista, mas o livro já pode ser adquirido via Correios, em carta registrada ao preço de R$ 27,00 (obra com taxa de Correios incluída; promocional).
Emails para pedidos e informações: jenniferareas@gmail.com e gabrielalins1@live.com
Editora da Universidade Federal Fluminense, 2012. 127p.: Ilustrado; 23 cm – Coleção Didáticos. O livro também pode ser adquirido na Livraria da EDUFF, na Praia de Icaraí, 9, Niterói, RJ.
Espécies invasoras são hoje reconhecias como uma das principais causas da perda da diversidade biológica mundial, senão a segunda, atrás apenas da destruição de habitats.
O presente trabalho se propõe a sintetizar o conhecimento sobre a fauna introduzida no estado do Rio de Janeiro, especificamente sobre os vertebrados selvagens - terrestres e semiaquáticos - com populações estabelecidas, de forma a produzir um meio de consulta a estudantes e pesquisadores, mas também contribuir com as políticas públicas dirigidas a este tema. Trata, sobretudo, das causas e consequências da introdução de espécies exóticas, assim como medidas de prevenção e controle, e a legislação vigente sobre o tema. Em adição, a obra apresenta um catálogo com as espécies de vertebrados não domésticos introduzidos e estabelecidos no estado do Rio de Janeiro, abordando a biologia e a ecologia de cada uma delas, o histórico da introdução e a situação atual da invasão. O livro conta com a apresentação do Médico Veterinário MSc. Roberto Rocha e Silva, enfatizando a importância da publicação.
E nas palavras do renomado Biólogo Fernando Pacheco:
Congratulo-me com Sávio Freire Bruno e Vanessa Trally Bard pela elaboração deste competente trabalho, duplamente importante, permitindo tanto a percepção da gravidade do problema como eventuais tomadas de decisões melhor fundamentadas.
3 comentários:
Que bom rever você, Sávio, depois de tanto tempo, quando nos encontramos no Horto em Niterói e descobrimos ser Primos!
Parabéns! Que delícia ver um dos seus sonhos realizado!
Miracemenses, comprem o livro deste Miracemense apaixonadíssimo por nossa Terra.
Contarei aqui seu outro sonho: Voltar a morar em Miracema!!!!! Mas seu trabalho é Público.
É apaixonadíssimo pela defesa e estuda tudo sobre o Meio Ambiente e Ama a " Roça ".
Beijos, Primo e comprarei seu livro,
Rachel Bruno
Boa noite, Raquel, e muito obrigado por suas palavras. Sabe, no livro "100 Animais Ameaçados de Extinção no Brasil..." não houve uma menção direta sobre minha origem... Neste livro e nas poucas palavras direcionadas aos autores, fiz questão de garantir minha naturalidade: Miracema! Deixo um abraço e meus melhores votos,
Sávio Bruno
Sávio, obrigada!
Esqueci de dizer aos nossos conterrâneos sobre sua grande luta em busca de uma solução para o " Chico ", o Bugio , macaco abandonado pelo bando em Laje do Muriaé que as pessoas adotaram e depois em risco devido ao fogo próximo a ele.
Sua luta não pode ser esquecida pois foi muito importante.
O sangue não nega. A luta do seu saudoso Pai foi pelo Ser Humano, principalmente os mais necessitados. E é lembrado com saudade até hoje.
Abs, Rachel Bruno
Postar um comentário