Carlos Frederico Castello Branco, mais conhecido por Calico (foto ao lado extraída do Facebook), é superintendente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente do RJ), também foi o preceptor do Fórum Agenda 21 de Miracema, e divulgou hoje no Facebook uma informação muito interessante que resolvi compartilhar nesse espaço pela proximidade com a realidade miracemense.
Inspirado numa legislação portuguesa, ele espera que sua terra natal, Miguel Pereira, siga o exemplo de Lisboa. "Decreto-Lei n.º 28468 de 15-02-1938. Classifica as Árvores de Interesse Público. Uma das mais antigas leis da Europa específica para a protecção de árvores monumentais ou de alguma forma notáveis."
Em outra ocasião também divulgamos exemplo parecido no Sul do Brasil: a região Sul do país é um exemplo de beleza, de preservação, por muitos considerada o "primeiro mundo brasileiro", pois em termos educacionais e econômicos vem avançando a cada dia. O jornal "Gazeta do Povo" divulgou uma matéria, onde cita que 51 árvores da cidade de Curitiba recebem proteção especial. Algumas indicadas pela população, outras por técnicos especializados no assunto. Bem antes de nossa Miracema, desde 1974, os paranaenses vêm tomando atitudes para salvaguardar o meio ambiente e também o seu patrimônio histórico, cultural, natural, incluindo aí AS ÁRVORES!
Além de sermos a única cidade da região com aparência especial, de arquitetura preservada, praças belíssimas e que contagiam todo e qualquer visitante, somos a cidade que mais avançou em termos de preservação do patrimônio histórico-cultural-paisagístico e arquitetônico.
Nossa legislação sobre TOMBAMENTO figurou em vários cantos do país como exemplo para outros municípios. Nossa preocupação em preservar a identidade cultural da sociedade local foi motivo de premiação. Essa premiação possibilitou a existência do Centro Cultural Melchíades Cardoso, um dos mais organizados, mais bem estruturados de todo o Estado do Rio de Janeiro, o que dirá do Noroeste Fluminense. Foi com a verba dessa premiação que foi adquirido o imóvel para a ampliação do nosso CCMC .
A forma existente em nosso país para preservar todo esse patrimônio, evitando que ele seja destruído, desaparecendo assim toda a caracterização de um local, da história e da identidade de seu povo é o chamado TOMBAMENTO.
Então, não foi por acaso que os OITIS foram tombados pelo município de Miracema, em 1995, e também, pelo Estado do Rio de Janeiro, em março de 2008, num total reconhecimento do valor histórico, cultural e ambiental do patrimônio existente no nosso município, também para o Estado do Rio. Afinal, um estado é constituído por municípios.
Espero que esse novo exemplo, sirva para trazer aos cidadãos miracemenses mais um mote de reflexão.
Abaixo divulgo repetidamente um vídeo feito pelo Calico, em sua visita a Miracema, por conta das primeiras reuniões da Agenda 21 Local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário