Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

DA SÉRIE MIRACEMA VOLTARÁ A TER CINEMA III

Imagem do Projeto do Cinema em Miracema

Parece que a hora se aproxima! 

Depois de longos anos de espera, de documentação e quesitos atendidos pelo município de Miracema, desde 2014, como apresentamos aqui, o cinema parece estar próximo de chegar à cidade.

RETROSPECTIVA


O governo do estado do RJ, juntamente com a Secretaria de Estado de Cultura, Superintendência de Audiovisual, ANCINE (Agência Nacional de Cinema), Caixa Econômica Federal e EMOP, criou o Projeto CINEMA DA CIDADE em 2014. Cujo objetivo era/é levar aos municípios, com menos de 100 mil habitantes, uma sala de cinema, já que os investimentos são altos para serem realizados com fundos municipais somente.

O projeto CINEMA DA CIDADE estimula, por meio de convênios com as Prefeituras e governos estaduais, a implantação de complexos de cinema em cidades com mais de 20 mil e menos de 100 mil habitantes que não disponham desse serviço. Nessas cidades, planeja-se a implantação de salas de propriedade pública com gestão preferencialmente privada. O projeto permite a instalação de salas de cinema, bonbonnière e espaços comerciais e de prestação de serviços.

Segundo o Secretário de Cultura e Turismo de Miracema, à época, Carlos Eduardo Fíngolo Tostes (DUDA), que divulgou no Facebook durante seu mandato, 

Entre várias investidas, documentos enviados, troca de informações, visitas técnicas, telefonemas, ofícios de pedido de apoio e ressaltando os tradicionais Cinema XV e Cinema 7 conseguimos o Cinema.
Através do Projeto Cinema da Cidade, da Secretaria de Estado de Cultura, Superintendência de Audiovisual, ANCINE (Agência Nacional de Cinema), Caixa Econômica Federal e EMOP será construído no Município um Cinema, com duas salas de Projeção, com moderna tecnologia e capacidade para duzentas pessoas, Bomboniere e hall de entrada. Em nossa cidade o espaço com terreno aprovado no Projeto está localizado, na Av. Cavalho (Estádio Municipal Plínio Bastos de Barros).
O comunicado foi realizado através do Ofício Circular GAB. SEC/Nº 11/2014 de 27 de Novembro de 2014.  

O Projeto de arquitetura do cinema de Miracema está disponível aqui.

Tudo pronto para receber o cinema, mas o Projeto é do governo estadual, que vive um filme tenebroso de acontecimentos trágicos até o momento. Entra governo, sai governo, entra governador, prende governador, e o projeto ficou pra trás.

Retirado da postem de 2019, que informa da retomada do projeto pelo ex-governador Witzel.


Eis que o governador Witzel, que por ora não ocupa mais o cargo, através da Secretaria Estadual de Cultura resolve ressuscitar o projeto, que segundo informações divulgadas pelo governo estadual, também no site da Prefeitura de Miracema em 28-nov-2014, registrando os municípios fluminenses contemplados pelo projeto, ou seja, que atenderam aos pré-requisitos. É certo que conseguir terreno, sobretudo em Miracema, onde a oferta é escassa, elaborar projeto e outras cositas, não é coisa fácil e nem toda Prefeitura está preparada para isso.

A Secretaria de Estado de Cultura-SEC/RJ em parceria com a Agência Nacional de Cinema – ANCINE tornou pública a relação de municípios selecionados para a 3º fase de habilitação e seleção para o projeto CINEMA DA CIDADE, referente ao segundo contrato de repasse entre as instituições CT nº1014.408-71/2013.

[...]
Os recursos utilizados para a implantação destes complexos serão advindos do Orçamento Geral da União, através do investimento de 10 milhões de reais destinados a implantação do Programa nos municípios do Estado do Rio de Janeiro e da contrapartida de 2,5 milhões advinda do orçamento do Estado.
[...]
Em plenária, os membros do Comitê de Apoio Gestão do Projeto, nomeados pela Resolução SEC nº564 publicada no DOERJ de 23 de maio de 2014, aplicando os critérios definidos com base na Diretiva da ANCINE, deliberaram que o município de Miracema foi SELECIONADO como beneficiário do Projeto Cinema da Cidade, juntamente com os municípios de Bom Jardim e Seropédica.

O fato é que o princípio constitucional que rege a administração pública denominado CONTINUIDADE é um princípio super importante no atendimento das necessidades públicas e na maioria das vezes é o mais prejudicado. Esse caso é um bom exemplo disso. A alternância de poder, de 4 em 4 anos, por motivos variados, faz com que muitos projetos elaborados em governo, não seja continuado pelo seguinte, perdendo-se tempo, recursos materiais e financeiros e perdendo a população, muitas vezes por questões de competitividade política.

Hoje, foi divulgado nas redes sociais, pelo atual secretário de Cultura e Turismo de Miracema, Eduardo Tostes (DADADE), que a secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, esteve em Miracema e na oportunidade foi conhecer o terreno onde deverá ser construído o referido cinema.

O vídeo com a visita da secretária, publicado no perfil do secretário miracemense pode ser visto aqui. Danielle Barros informa que a obra está orçada em R$ 3,5 milhões.

Apesar do governador eleito estar fora do posto, até que o desentrave proposto em sua gestão poderá trazer benefícios à cidade. Está tudo pronto, só falta o governo estadual agir.

No início, fiquei assustada com o local, mas tomei conhecimento das dificuldades burocráticas pra se conseguir um terreno. No entanto, hoje penso que o local poderá gerar uma acesso mais democrático ao cinema, promovendo cultura a todas as classes sociais.

É isso, gestão pública é assim... começa longe e realiza distante, mas torcemos para que o projeto se realize em todas as cidades fluminenses contempladas: 
Miracema, Bom Jesus do Itabapoana, São Fidélis, Cordeio e São Pedro da Aldeia, segundo informações do governador na imagem acima.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG