Essa postagem está sendo feita para reunir as informações até agora disponíveis, a respeito da vacinação no município de Miracema. Isso se deve porque nas redes sociais há uma intensa busca por informações, mas não tem havido o necessário retorno.A maior preocupação dos usuários das redes sociais é com a vacinação dos idosos. Mas, é marcante que a falta da informação, além da ansiedade natural, em face da emergência que vivemos há 1 ano, tem gerado dúvidas, desconfianças e não me parece ser esse o caminho comum de uma campanha nacional de vacinação.A transparência, além de ser um princípio constitucional básico da administração pública, bem como a publicidade, ela contribui tanto para a sociedade como para a administração pública. A primeira, porque sente segurança no trabalho realizado, a segunda porque evita retrabalho e custos desnecessários.Então, resolvemos registrar aqui as informações que essa blogueira colheu de variadas fontes.1- PÚBLICO PRIORITÁRIO DO PLANO NACIONAL DE IMUNICAÇÃO CONTRA A COVID-19:O governo federal fez uma primeira edição no PNI em dezembro, no entanto, houve alterações em relação às vacinas, também em relação aos grupos prioritários.Os grupos prioritários e as fases de vacinação estão abaixo:Na primeira etapa de vacinação:- Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas- Pessoas com deficiência institucionalizadas- Povos indígenas vivendo em terras indígenas- Trabalhadores de saúdeDemais grupos prioritários, citados pelo governo agora sem divisão por etapa de vacinação:- Pessoas de 60 anos ou mais- Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas- Povos e comunidades tradicionais quilombolas- Pessoas com comorbidades- Pessoas com deficiência permanente grave- Pessoas em situação de rua- População privada de liberdade- Funcionário do sistema de privação de liberdade- Trabalhadores de educação- Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros- Trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário- Trabalhadores de transporte aéreo- Trabalhadores de transporte de aquaviário- Caminhoneiros- Trabalhadores portuários- Trabalhadores industriais
Essa informação foi colhida do Jornal O Globo, pela praticidade. No entanto, vários municípios têm divulgado essa informação à população.
De forma mais específica, a secretária de saúde do município, através de e-mail de O3-fev-21, informou que:
Recebemos um informe técnico do Ministério da Saúde, em 18/01/2021, priorizando os seguintes públicos-alvo:
-Trabalhadores da saúde;
- Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);
- Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);
- População indígena vivendo em terras indígenas.
2- VACINÔMETRO DE MIRACEMA:
O vacinômetro é um mecanismo nacional, onde
governos estaduais e municipais passaram a divulgar ..., uma espécie de banco de dados que registra, entre outras informações, a quantidade de pessoas que já tomaram algum tipo de imunizante contra a doença, locais de vacinação e quais grupos estão sendo vacinados. Na maior parte dos vacinômetros também é possível obter as informações por município [Fonte: Agência Brasil]
Em consulta realizada agora - dia 7 de fev. às 23h27,constam:
- 485 pessoas vacinadas no município;
- sendo: 2O pesssoas de INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE IDOSOS, ou seja, do Asilo São Vicente de Paulo [no dia 2O jan] ; 13 de Profissionais de Entidade (Asilo) [também no dia 2O jan]; e 452 Profissionais de Saúde [entre os dias 2O jan e O5 fev];
- o vacinômetro informa também o seguinte:
Profissionais contemplados da 1ª fase:Trabalhadores da saúde acima de 60 anos que estejam ATUANDO , nas seguintes categorias:Assistentes sociais, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos veterinários, e seus respectivos auxiliares;Médicos, nutricionistas, odontólogos, profissionais de educação física, psicólogos.Trabalhadores da Atenção Básica e Especializada:Agente do Combate à Endemias;Fiscais da Vigilância Sanitária.Obs: conforme a disponibilidade de doses, outros grupos prioritários serão divulgados, de acordo com o Informe do Ministério da Saúde.Doses recebidas: 565 unidades
Só pra deixar claro, neste momento, segundo informações que me foram enviadas pela própria Secretária Municipal de Saúde, em email do dia 3-fev-21, quando solicitei maior transparência nas informações, estão sendo vacinados neste momento os profissionais de saúde atuantes, independentemente da idade, como está ocorrendo em todos os municípios. As categorias profissionais contempladas são as mesmas citadas acima, para o grupo de profissionais de saúde acima de 6O anos.
3 - DOSES RECEBIDAS PELO MUNICÍPIO
Abaixo transcrevo tal como me foi enviado pela secretária, as doses recebidas até o dia 3-fev-21, pelo município de Miracema.
Recebemos o seguinte quantitativo de doses:Observem que D1 é primeira dose, enquanto D2, segunda dose. Um total recebido de primeira dose igual a 565 doses.
- 275 (D1) doses da vacina Coronavac em 19/01/2021;
- 290 (D1) doses da vacina AstraZeneca em 26/01/021;
- 275 (D2) da vacina Coronavac em 03/02/2021;
- 70 (D1) doses da vacina Coronavac em 03/02/2021;
Essas são as informações que estavam disponíveis. No entanto, após alguns profissionais de saúde procurarem a vacina, foram informados de que primeiro teriam que fazer um cadastro para depois serem convocados à vacinação propriamente dita.
Essa blogueira enviou email à secretária no dia 1 e obteve resposta no dia 3-fev, quando até então, em geral, ninguém sabia em que estágio ou fase, ou grupo prioritário estaria a vacinação no município.
No dia 5-fev, a Prefeitura divulgou no facebook, um comunicado, disponível aqui, com as informações seguinte:
Infelizmente, o comunicado não especifica quais as categorias contempladas, só informa que são profissionais de saúde. As especificação está mais acima, onde mencionei.
Ocorre que se há necessidade de fazer cadastro, é porque tem pouca vacina, segundo o informativo, é pra evitar aglomeração e desperdício.
Os idosos deverão vir na sequência, a conferir, devido à quantidade de doses e a possibilidade de mudança estratégica a nível municipal.
Gostaria de registrar, que estamos divulgando essas informações, mas se alguém tiver mais dados a acrescentar, podem enviar à blogueira que serão incluídos, só precisamos citar a fonte da informação, como fizemos em toda a postagem.
Continuo a ressaltar a importância da transparência e da publicidade, ampla e irrestrita, de cada passo que o processo de vacinação dê, a fim de manter a população confiante e ciente do que está acontecendo. O que, repito, evita para a administração pública desconfiança e retrabalho, portanto, custos, como evita para a sociedade ansiedades desnecessárias, dada a existência de sofrimento coletivo com essa pandemia, há um ano. Para a administração pública é dever seguir esses princípios, além disso, um governo democrático, honesto e preocupado com o bem comum tem o deve de zelar por sua imagem perante seus eleitores, zelar pela prestação de serviços públicos adequados e está submetido obrigatoriamente às determinações da Constituição Federal.
2 comentários:
Angeline, um ótimo trabalho que tens realizado na busca de informações e no retorno dessas!
Se tiver alguma outra notícia, também te envio!
Grande abraço!
Obrigada, Amanda! Estamos juntas!
Postar um comentário