Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

REPÚDIO À PREFEITURA DE MIRACEMA POR CERCEAR MEU DIREITO DE CIDADANIA

 


Após várias manifestações minhas, além de vários outros cidadãos, que se sentiam desinformados sobre a vacinação contra a Covid no município de Miracema, que inclusive me levou a tratar do tema diretamente com a secretária de saúde, Enfermeira Vanessa Granato, por email, de 1-fev, a Prefeitura Municipal de Miracema divulgou seu primeiro informe convocatório, comunicando público alvo, data, local e horário da vacinação hoje na sua página do Facebook.


A tratativa com a secretária foi a melhor possível, que inclusive após amplos esclarecimentos, agradeceu a sugestão que lhe enviei, de um município vizinho e que tem sido utilizada pela maioria dos municípios, para informar à população sobre o processo de imunização.

A divulgação ocorreu do jeitinho que esperávamos, desejávamos que fosse, não só eu, como idosos e seus familiares, cidadãos ansiosos por se protegerem contra o Sars-Cov-2, que nos faz viver como reféns há 1 ano.

Recebi essa notícia com alegria, dado que a secretária estava pra se reunir com a área de comunicação para resolver isso. Lá fui, na página da PMM, <https://www.facebook.com/prefeituramunicipalmiracema>, a fim de parabenizar a secretária pelo feito, mas surpreendi-me com a impossibilidade de comentar na página, só tendo a opção de compartilhamento.

Assim fiz, compartilhei a informação e agradeci à secretária, por tardar, mas fazer o que era tão esperado pela população. Dando transparência ao processo, o que é benéfico para a sociedade e para o governo.

Intrigada com a restrição nos comentários, primeiro imaginei que seria uma falha de sinal da internet, depois supus que o próprio Facebook estivesse passando por uma instabilidade. Não era, então, pedi a algumas pesssoas que tentassem comentar, várias pessoas comentaram! Assim, pude me certificar, de que meu caso era isolado.

                                                                Comprovante da Restrição

                                                        Comentários livres dos demais usuários.

A restrição era ao meu perfil. Um cerceamento do meu direito de cidadania, do meu direito à liberdade de expressão e opinião. E o pior, por uma entidade pública!

Enviei e-mail à Ouvidoria da PMM com uma NOTA DE REPÚDIO A ESTE ATO e aguardo retorno.

Como sou cidadã miracemense, tenho amplos espaços de manifestação no espaço público virtual e real, além da consciência de que não pratiquei nenhum crime, além de emitir opinião, entendo que tive o meu direito de liberdade de expressão restrito sem motivo justo.

Essa é mais uma demonstração de que existe bolsonarismo no município? Ou seria essa uma atitude de interesse privado, do cidadão com poder para administrar a página, ou foi ordem recebida?

Seria perseguição, autoritarismo? Interesse público não pode ter sido, apesar de estarmos falando de uma entidade pública!

Compartilho aqui, porque não é uma atitude comum e respeitável de um ente público.

Parecem estar misturando algum ressentimento, ou ódio guardado pessoalmente por mim, com o papel de uma página pública, aberta aos cidadãos.

Porque me parece uma ação de interesse particular, tendo em vista, que à Prefeitura é cabível a legalidade, a impessoalidade, ou seja, o interesse público, e o respeito às normas jurídicas.

Nem todo mundo é preparado para dialogar e ouvir questionamentos de cidadãos.

Como disse Paulo Freire:
“Nenhuma ordem opressora suportaria que os oprimidos todos passassem a dizer: Por quê?”

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG