Arquivo VAGALUME

domingo, 30 de maio de 2021

RESULTADOS PRELIMINARES DA PESQUISA REALIZADA PELO BUTANTÃ NA CIDADE DE SERRANA-SP

Coronavac. Foto: Agência Brasil EBC
Boa noite!

Passo por aqui para trazer boas novas, afinal em tempos de negacionismo e necropolítica em meio a uma Pandemia, notícias boas da ciência sempre são animadoras.

Como publicado na imprensa, o Butantã está fazendo uma pesquisa no município de Serrana-SP, onde vacinou quase toda a população, para a partir dai poder aferir e analisar os resultados numa amostra maior, a população de uma cidade. O que estatisticamente significa buscar amostras maiores, um cenário que pode apontar os efeitos da vacinação no país. Quanto maiores as amostras, mais próximos da realidade os resultados.

Pelos resultados preliminares divulgados pela Globo, no Fantástico e em vários outros programas, bem como na imprensa em geral, o resultado aponta que "com 75% de vacinados, pandemia pode ser controlada". 

Isso significa, a nível nacional, que de uma população estimada pelo IBGE, em 2O2O, de 211.755.692 de pessoas, para controlar a pandemia precisamos imunizar 158.816.769 brasileiros, ou de cidadãos que vivem no Brasil.

Segundo o G1, a cidade, de 45 mil habitantes, foi escolhida para a vacinação em massa porque tinha um alto índice de contágio. A imunização seguiu critérios científicos. A cidade foi dividida em 25 áreas que formaram quatro grupos. Os grupos foram vacinados, um por vez, com uma semana de diferença.

O gráfico abaixo mostra a evolução dos números de casos sintomáticos e de hospitalizações, e quando os quatro grupos foram vacinados, com a primeira e com a segunda dose. Os números começaram a cair depois que todos os grupos tomaram a primeira dose.

G1

Para os cientistas, o controle da pandemia se deu depois que 3 dos 4 grupos receberam a segunda dose. Ou seja, cerca de 75% da população. De acordo com o Instituto Butantan, logo depois do fim da vacinação, o número de mortes caiu 95% em Serrana.

Foto da tela do G1, Fantástico

O número de casos sintomáticos de Covid-19 teve uma redução de 80%. E a quantidade de hospitalizações teve uma queda de cerca de 86%. A pesquisa do Instituto Butantan também revela que, enquanto 15 cidades vizinhas apresentavam aumento no número de casos, acontecia exatamente o contrário em Serrana.

A conclusão dos pesquisadores já é conhecida, mas reforço: O que números mostram, de forma categórica, é que só existe um caminho para controlar a pandemia: vacina para os brasileiros. E sem demora.


Essa notícia me enche de ânimo, por isso compartilho, para que todos tomem vacina, colaborem com as restrições sanitárias. A vacina é o único tratamento para controlar a pandemia. Não fosse o negacionimo e a necropolítico do governo brasileiro, poderíamos estar em momento mais ameno.

De tanto ficar na dúvida, hoje pesquisei e conferi, o nome do Instituto Butantan se escreve com "n". Aff! 

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG