Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 11 de junho de 2021

MIRACEMA EM BANDEIRA VERMELHA E NOROESTE AINDA COM RISCO ALTO

 



Recebi essa informação, referente à divulgação da Secretaria de Estado de Saúde do RJ, a respeito do Mapa de Risco do Estado, emitido ontem, dia 1O de junho.

A boa notícia é que a nossa Princesinha do Norte, Miracema, único município do estado com bandeira roxa - risco muito alto - na semana passada, que persistia pela segunda semana consecutiva, retornou ao status de bandeira vermelho - risco alto.

É um indicador, mas não necessariamente é motivo de festa. Pelas informações acima observa-se que dos 13 municípios da região,  9 municípios se encontram em bandeira vermelha: São José de Ubá, Italva, Natividade, Laje do Muriaé, Miracema, Varre-Sai, Aperibé, Cambuci e Itaocara.

Os demais municípios encontram-se em bandeira laranja - risco moderado - Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana.

O município de Miracema, quando ainda no estágio de risco muito alto - bandeira roxa - emitiu decreto com restrições rígidas, que teve vigência de 7 dias, ao findar esse prazo, no último dia 7, houve uma prorrogração por 3 dias, até o dia 1O, que coincide com a data de emissão do novo mapa. Nesse mesmo dia, à tarde foi publicado decreto já com flexibilizações. 

Durante a semana, o prefeito falou em seu programa que previa já a flexibilização para esse fim de semana e que teria havido uma reunião com os comerciantes/empresários da cidade.

Essa semana o município iniciou o que denomina de testagem em massa da população, para tentar identificar possíveis infectados assintomáticos e tomar medidas antecipadas para evitar a ampliação da transmissão do vírus. A testagem foi realizadas até o momento nos distritos de Paraíso do Tobias e Vendas das Flores.

Por outro lado, em Santo Antônio de Pádua, que nesse momento encontra-se com risco moderado - bandeira laranja - Prefeito Municipal Paulo Roberto Pinheiro Pinto assinou ontem, dia 1O, novo Decreto Municipal com medidas de combate à COVID 19.

Além de normas para o comércio em geral, o novo decreto também prevê medidas mais restritivas para os distritos de Monte Alegre e Marangatu. Estabeleceu a barreira sanitária e o LOCKDOWN nos referidos distritos, podendo funcionar apenas estabelecimentos essenciais como: farmácias, postos de combustível e postos de saúde. Foi anunciada ainda no decreto a criação da Comissão de Fiscalização, Coordenação e Combate ao COVID, formada por representantes de diversos órgãos da Administração Municipal. De acordo com o decreto, os estabelecimentos comerciais de Pádua deverão funcionar até às 19 horas.

Alguns prefeitos avaliam que erraram no ano passado ao "fechar" a cidade desnecessariamente, prejudicando a economia. No entanto, no passado a região não tinha uma situação tão difícil, com várias e diferentes variantes em circulação, tantos números de pessoas com a doença ativa, tantos mortos, falta de vagas etc. Talvez esse "erro" esteja em falta nesse momento em que os números mostram, que o "ir e vir" de restrições e flexibilizações sem um apoio técnico-científico específico adequado, mostra que o controle da pandemia parece não ter fim.

A única esperança que resta à população é a vacina! E esta precisa de celeridade, precisa chegar com pressa ao braço dos cidadãos, como vários países mostram e até mesmo cidades brasileiras. No entanto, parece ser um processo engessado!

Essa semana tanto Miracema como Santo Antônio de Pádua receberam as primeiras doses da vacina Pfizer/Biontech, 1.17O doses cada município.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG