Divulgo dois trabalhos que chegaram até mim, que envolvem a região noroeste fluminense e podem ser úteis a universitários de graduação e pós-graduação e até mesmo para membros da administração pública elaboradores de políticas públicas.
É importante destacar que são trabalhos desenvolvidos em instituições localizadas nas regiões noroeste e norte do estado.
O primeiro, do Instituto Federal Fluminense, campus Itaperuna, do curso Técnico de Química, que pode ser acessado aqui. Intitulado ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DAS CARACTERÍSTICAS DO SOLO NA REGIÃO NOROESTE FLUMINENSE.
O segundo é um artigo publicado no Scielo, de quatro autores, ligados à Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF - intitulado "Reaproveitamento de resíduo de rocha ornamental proveniente do Noroeste Fluminense em cerâmica vermelha". O resumo do artigo segue abaixo:
"A indústria de rochas ornamentais da região Noroeste Fluminense gera grandes quantidades de resíduo fino resultante do processo de extração e corte de rochas. Este resíduo quando descartado provoca impacto ambiental negativo no meio ambiente. No presente trabalho foi feito um estudo objetivando reaproveitar tal resíduo como matéria-prima para cerâmica vermelha. Foi preparada uma série de misturas argila/resíduo contendo até 20% em peso de resíduo de rocha ornamental, e sinterizadas entre 850 ºC e 1150 ºC. Os resultados experimentais mostraram que adições de até 20% em peso do resíduo de rocha ornamental, não promovem variações significativas na generalidade das propriedades físico-mecânicas da massa argilosa padrão. Análise por difração de raios X demonstrou que uma série de transformações de fases ocorrem durante o processo de queima."
Para acessar o artigo completo clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário