Na região noroeste fluminense, pelo menos nove municípios têm identificado por teste de genoma novas variantes do novo coronavírus, o vírus Sars-Cov-2. Na maioria, consta P1, em outros também a P2, e outras.
Essas informações estão na imprensa e entre os municípios que identificamos, a grande maioria fez divulgação oficial orientando a população sobre os reforços nas medidas sanitárias básicas.
Lamentavelmente, enquanto uns emitem boletim oficial para informar e orientar, alguns emitem nota técnica, outros simplesmente... tomam café e mastigam a informação.
Ontem, Natividade divulgou nota em sua página do Facebook informando sobre a variante P1:
A Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar que foi detectada a variante da linhagem P1-Manaus em dois residentes do Município de Natividade. Vale destacar que é uma variante muito contagiosa e que devemos redobrar os cuidados.
A região continua há um bom tempo em bandeira vermelha, com poucos leitos e não se observa uma ação regional, em conjunto, com todos os municípios agindo na mesma direção de enfrentamento da pandemia.
Além de Natividade, o blogue tem conhecimento de que Miracema, Pádua, Aperibé, Itaperuna, Porciúncula, Itaocara, Cambuci e São José de Ubá tiveram uma ou mais variantes detectadas. É bem possível que essa variantes circulem em toda a região, a conferir com testes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário