Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

HOMENAGEM AO DIA DO POETA: POESIA DE GICELDA COELHO DE OLIVEIRA

MIRACEMA
                
            Gicelda Coelho de Oliveira

Eu nasci numa terra pequenina,
Soberba no mais belo sentimento,
Ali eu fui criança, fui menina,
Fui mulher. Tive amor e sofrimento...

Eu recordo a casinha onde morava
O açougue, a padaria, o botequim,
E até o luar que se filtrava
Jorrando luz e saudade dentro de mim...

Toda noite num grupinho efetivo
Ficava conversando lá na esquina
Ouvindo, da sanfona, algum motivo...

Como me dói essa recordação!
Minha terra! Meu lar! Minha sina!
MIRACEMA - também meu coração!...

Extraído de Páginas Literárias 

O Projeto Páginas Literárias é de muitos anos, realizado pelo Centro Cultural Melchíades Cardoso, com registro de poesias e biografia de poetas miracemenses. Assim, de lá extraímos:

     O Exotismo e a obra de Gicelda Coelho de Oliveira

Com gosto muito diferenciado, estilo aciganado, cabelos longos e sempre pretos, além dos famosos brincos do tipo “argola”, incorporou a moda da década de 50 (saias rodadas) até sua morte.

Era um padrão de mulher diferente e moderna para sua época, sendo uma das primeiras miracemenses a dirigir automóveis.

Sensível, romântica, vaidosa, era comparada pela comunidade, devido a sua beleza e semelhanças com as divas de Hollywood dos anos 40 e 50 - Maria Felix e Doroty L’amour.

Decepcionada com a vida passou os últimos anos em reclusão, dedicando-se exclusivamente a seus pais.
Conforme divulga a página:
Nossa terra é produtora de talentos diversos. Brotam de nosso solo artistas capazes de desenvolver magníficos trabalhos e enaltecer, através de sua obra, o nome de Miracema.

Nossa gente é nosso maior e mais valioso patrimônio. E patrimônios devem ser preservados, divulgados, admirados.

Com o objetivo de divulgar a obra dos poetas miracemenses, foi lançado o Projeto Páginas Literárias, cabendo a cada cidadão o prazer e a tarefa de conhecê-lo e transmitir às novas gerações, o legado cultural de nossos escritores.

Cheguei a conhecer alguns exemplares distribuídos à época. Aproveito hoje o registro disponível na internet. Participei do lançamento desse exemplar, que era divido entre os poetas Bruno de Martino e Gicelda Coelho, assim através da poesia desta, o blogue homenageia a poetisa da terrinha e também todos os poetas pelo Dia do Poeta! 

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG