Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 14 de março de 2022

MIRACEMA: CIDADÃOS FORAM À CÂMARA INDIGNADOS COM A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE ÁGUA PELA ÁGUAS DO RIO

Foto recebida de manisfestantes chegando ao Legislativo miracemense.

Um número expressivo diante do contexto miracemense se dirigiu hoje à Câmara de Vereadores de Miracema para manifestar sua indignação com o desabastecimento de água e má qualidade da água oferecida pela nova concessionária Águas do Rio.

Manifestantes chegando ao Legislativo miracemense

A Casa Legislativa, conhecida popularmente como Casa do POVO, não oferece divulgação ampla de suas reuniões. Ao contrário da maioria das câmaras da região e alhures, não divulgam ao vivo, em vídeo, as reuniões. Com a pandemia, o acesso ao que acontece na casa ficou ainda mais restrito, porque limitada a participação popular presencial. Sem o uso dos meios de comunicação para dar transparência aos atos, o povo sequer sabe o que se passa no bunker. Fora a página da transparência que está sempre atrasada.

Essa foi a recepção aos populares. Foto: Noticiário Paduano

Infelizmente, o blogue recebeu a informação de que alguns vereadores, já conhecidos do público pela forma como tratam os visitantes, foram agressivos no início, alegando que pessoas que atacam os vereadores estavam lá, como se a opinião das pessoas fosse empecilho para isso. Como resposta receberam vaias e alguns cidadãos se retiraram da casa após esse episódio assombroso.

Algumas pessoas fizeram o uso da palavra, mas o cidadão que fez a chamada da manifestação não pode se pronunciar, "segundo regras da casa". Ficou acertado que na próxima reunião do bunker, na quinta-feira, o cidadão Orlando Siqueira irá novamente à reunião para se manifestar.

Em alguns pronunciamentos foi solicitado o retorno da antiga concessionária, CEDAE, que ainda atende várias cidades do estado.

Exatamente às 17h, hora marcada na convocação de manifestantes, a página da Câmara de Vereadores de Miracema divulgou alguns ofícios que emitiu, endereçados ao Ministério Público, ao governador e à Alerj sobre o caso de desabastecimento e má qualidade da água.



As imagens dos ofício foram postadas com o seguinte texto:


A postagem pode ser acessada aqui.

Recentemente, dois vereadores - Caio Rocha e Marcelo Padilha - convocaram o gerente da Águas do Rio para comparecer à casa para esclarecimentos. Apenas o segundo vereador fez uma postagem depois citando algumas informações, não todas. A Casa sequer divulgou o que foi conversado e o resultado da reunião.

Pelos menos os ofícios, a manifestação fez brotar, porque o papel fiscalizador do Poder Legislativo há muito é prejudicado, inclusive quando o prefeito emitiu decreto, passível de nulidade, segundo pronunciamento do Comitê de Luta - Lula Presidente, de Miracema.

Segundo manifestantes informaram ao blogue, ficou decidido que será marcada uma Audiência Pública com a Águas do Rio.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG