Arquivo VAGALUME

domingo, 27 de novembro de 2022

DE CURITIBA UMA AMBIENTALISTA MIRACEMENSE TRAZ O EXEMPLO


O vídeo acima foi enviado ao blogue pela ambientalista miracemense Celeste Scramignon, que em viagem a Curitiba-PR teve a oportunidade de conhecer esse exemplo de  "iniciativa politicamente correta de uso de espaço público". Segundo a ambientalista esse exemplo deve ser seguido pelas cidades, "que deveriam buscar  qualidade de vida para a sua coletividade".  

O lixo é coletado diariamente, um dia recicláveis e no outro não recicláveis. Há um trabalho de 24h de limpeza pela cidade. Passam caminhões também pelas ruas limpando.

Quando há um burado na rua, a população liga para um telefone (156) e a Prefeitura já vai e resolve o problema. Essa central de atendimento está disponível para atender e informar a população. 

Existem programas de tratamento de lixo e reflorestamento. A principal árvore do Paraná, é a araucária, que produz o pinhão. Existe incentivo para reflorestamento, alguns casos geram desconto no IPTU.

Curitiba também se inseriu no programa "Semana Lixo Zero", 

Em 2022, a Semana Lixo Zero aconteceu entre os dias 21 e 30 de outubro, da qual cerca de 250 cidades da América Latina participaramo. Na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), estão em trâmite 13 projetos de lei sobre o tema.

Curitiba é uma das cidades brasileiras que adere à campanha anual Semana Lixo Zero, promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil. O conceito foi estabelecido pela Aliança Internacional Lixo Zero (ZWIA, do inglês, Zero Waste International Alliance), que defende o máximo de aproveitamento e o correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos. (Fonte: Câmara de Vereadores de Curitiba)

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG