O vídeo acima foi enviado ao blogue pela ambientalista miracemense Celeste Scramignon, que em viagem a Curitiba-PR teve a oportunidade de conhecer esse exemplo de "iniciativa politicamente correta de uso de espaço público". Segundo a ambientalista esse exemplo deve ser seguido pelas cidades, "que deveriam buscar qualidade de vida para a sua coletividade".
O lixo é coletado diariamente, um dia recicláveis e no outro não recicláveis. Há um trabalho de 24h de limpeza pela cidade. Passam caminhões também pelas ruas limpando.
Quando há um burado na rua, a população liga para um telefone (156) e a Prefeitura já vai e resolve o problema. Essa central de atendimento está disponível para atender e informar a população.
Existem programas de tratamento de lixo e reflorestamento. A principal árvore do Paraná, é a araucária, que produz o pinhão. Existe incentivo para reflorestamento, alguns casos geram desconto no IPTU.
Curitiba também se inseriu no programa "Semana Lixo Zero",
Em 2022, a Semana Lixo Zero aconteceu entre os dias 21 e 30 de outubro, da qual cerca de 250 cidades da América Latina participaramo. Na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), estão em trâmite 13 projetos de lei sobre o tema.Curitiba é uma das cidades brasileiras que adere à campanha anual Semana Lixo Zero, promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil. O conceito foi estabelecido pela Aliança Internacional Lixo Zero (ZWIA, do inglês, Zero Waste International Alliance), que defende o máximo de aproveitamento e o correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos. (Fonte: Câmara de Vereadores de Curitiba)
Pesquisar este blog
Arquivo VAGALUME
domingo, 27 de novembro de 2022
DE CURITIBA UMA AMBIENTALISTA MIRACEMENSE TRAZ O EXEMPLO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário