Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

PARAÍBA DO SUL: "FIRJAN E ALERJ NA CONTRAMÃO AMBIENTAL", DIZ CARLOS MINC

 


Como divulgado aqui, o projeto de lei 6475/2022, da autoria do deputado estadual André Ceciliano (PT), propõs a extinção do Refúgio da Vida Selvagem do Médio Paraíba (REVISMEP) que abrange ambas as margens do Rio Paraíba do Sul de Resende a Três Rios, colocando em seu lugar uma Área de Proteção Ambiental ( APA), que protege muito menos e coloca em risco a flora, a fauna e todos que consomem as águas do Rio Paraíba, isto é, mais de 11 milhões de fluminenses!!

O referido projeto foi aprovado, numa demonstração de que a política movida à ganância não traz bons resultados quando o que está em jogo é a proteção do ambiente.

O deputado estadua Carlos Minc (PSB), ex-ministro do Meio Ambiente, divulgou nas redes sociais o vídeo acima com as seguintes informações:

Lutamos contra a aprovação desse projeto de lei que tira a proteção do Rio Paraíba do Sul – o nosso maior manancial de água.

A Firjan – que pediu o projeto – não detalhou de que forma a atual proteção – o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) do Médio Paraíba – obstruía o desenvolvimento industrial. Mais: das 13 prefeituras consultadas da região, apenas uma disse que tinha um projeto de uma empresa ligada à cerâmica, e que poderia, seguindo o plano diretor municipal, ser alocada na área sem destruir a vegetação.

O Ministério Público vai recorrer, pois esse PL quebra o princípio da prevenção e da segurança hídrica. Estaremos ao lado do MP nessa luta!

E mais: o projeto aprovado ontem (20/22) na Alerj não consegue nem o objetivo que queria, pois cria uma APA se sobrepondo à Revis. E neste caso prevalece a unidade de conservação que tem maior poder defensivo. Ou seja, depois desse festival de incompreensões e pressões indevidas da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, eles acabaram nem conseguindo seu objetivo.

E nós vamos fundo na proteção do Rio Paraíba do Sul. Ainda mais agora que o presidente Lula vai assumir! Na primeira semana do Lula, já temos seis unidades de conservação pra ele assinar.

No Canadá, na recente COP da Biodiversidade, o Brasil assinou o compromisso internacional de se alcançar a proteção de 30% da fauna e flora do planeta até 2030 – e o Rio já começa diminuindo a proteção de uma área equivalente a mais de 11 mil campos de futebol?

Veja como isso tá na contramão tanto das boas resoluções da COP da Biodiversidade quanto das intenções de defesa dos biomas brasileiros que o presidente Lula vai mostrar logo no início do seu governo.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG