Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Governo do Estado entrega quase 3 mil itens de ajuda humanitária para municípios afetados pelas chuvas no Noroeste Fluminense


Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos está cadastrando as famílias necessitadas para receber o Aluguel Social e o Cartão Recomeçar

O Governo do Estado entregou aproximadamente 3 mil itens de ajuda humanitária para municípios afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Só por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, foram enviados mais de 2.200 itens para Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Miracema e Laje do Muriaé. Entre as doações estão cestas básicas, colchões e fardos de água. Nestas terça e quarta-feiras, 10 e 11 de janeiro, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) também fez doações para Laje do Muriaé e Aperibé. Foram mais de 600 itens, incluindo colchões, travesseiros e cobertores.

Desde a última semana, uma força-tarefa envolvendo diferentes secretarias está mobilizada para prestar assistência à população. Uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social realiza o cadastramento para concessão do Aluguel Social, fazendo o levantamento das famílias elegíveis para receber o Cartão Recomeçar, e cuidando da liberação de recurso emergencial para compra de insumos, provisões, entre outros serviços.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Gestão do Sistema Único de Assistência Social, está percorrendo os municípios atingidos pelas chuvas e já esteve em Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Cambuci e Miracema.

- Estamos atentos às necessidades dos municípios atingidos que precisam de suporte após os danos causados pelas chuvas intensas dos últimos dias. Outras cidades também vão receber ajuda humanitária do Governo do Estado. Seguimos atuando na prevenção e redução de danos, monitoramento e no atendimento das necessidades básicas da população afetada - diz o governador Cláudio Castro.

Corpo de Bombeiros fez mais de 360 atendimentos

O Corpo de Bombeiros atendeu 70 ocorrências relacionadas às chuvas nas últimas horas em todo o território fluminense, incluindo cortes de árvores, deslizamentos, desabamentos, inundações e salvamentos de pessoas ilhadas. Desde sexta-feira (6/1), foram mais de 360 atendimentos.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil está em contato com as prefeituras dando suporte quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal. No Noroeste Fluminense, onde foram registrados alagamentos provocados pelo volume excessivo de chuvas, agentes da Defesa Civil se reuniram com autoridades locais para avaliação dos prejuízos e a adoção de medidas para garantir a volta à normalidade o mais rápido possível.

Os municípios de Laje do Muriaé, Cambuci, Aperibé, Santo Antônio de Pádua e Miracema declararam Situação de Emergência. Engenheiro Paulo de Frontin instalou gabinete de gestão de crise. A Sedec-RJ também acompanha de perto a situação em Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira, Bom Jesus do Itabapoana e São Francisco de Itabapoana.

RJ para Todos vai levar mutirões para cidades atingidas pelas chuvas

Equipes do Programa RJ para Todos, da Secretaria de Estado de Governo, estão percorrendo os municípios das regiões Norte e Noroeste do Rio, assistindo famílias atingidas pelas fortes chuvas e planejando mutirões de serviços. Entre os que serão disponibilizados à população estão a segunda via de documentos, inclusão em programas sociais e acolhimento. O RJ para Todos atua com um conjunto de órgãos do estado, União e municípios para levar benefícios às pessoas em vulnerabilidade social.

Previsão

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) segue monitorando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos, enviando alertas para as regiões em caso de riscos hidrológicos e geológicos.

Os rios Pomba, Muriaé e Itabapoana apresentam pontos de transbordo. Os técnicos também observam a evolução do Rio Paraíba do Sul.

A previsão para esta quarta-feira (11/1) é de céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas isoladas de chuva moderada a ocasionalmente muito forte a partir da tarde. Os ventos estarão fracos a moderados.
--

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG