Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

MIRACEMA: EXEMPLO DA IMPORTÂNCIA DA TRANSPARÊNCIA

A Prefeitura de Miracema publicou hoje no Instagram no perfil @prefeitura_miracemarj "+avanços+conquistas". Por esse caso, é possível observar como o princípio da publicidade e da transparência são fundamentais na relação estado-sociedade.


Essa imagem foi publicada com o texto a seguir:

A Prefeitura Municipal de Miracema, através da Secretaria de Obras concluiu a obra da rua Basileu de Menezes que foi muito afetada pelas fortes chuvas que ocorreram nos meses de janeiro e fevereiro do ano passado, causando transtornos e trazendo riscos.

Durante 5 meses de obras, a mesma foi concluída, desta forma, trazendo segurança aos moradores do local.

Foi substituída toda a rede de esgoto, substituição da pavimentação antiga por uma mais leve, escoramento e contenção da rua, como também a reforma do muro que estava caindo.

O processo de calçamento foi se suma importância, visto que trará grandes avanços à cidade e à população!

O prefeito municipal, Clóvis Tostes, destacou que, nos próximos dias, outros bairros serão beneficiados.

MIRACEMA: AÇÃO E EVOLUÇÃO!

Logo que vi a postagem fiquei surpresa. Porque a Basileu Menezes foi uma rua que a Defesa Civil esclareceu, no ano passado, que tem um problema antigo de fenda geológica, que vai até quase o Hospital de Miracema. Sendo necessárias obras vultosas. Inclusive o engenheiro, Dr. Godói, foi entrevistado na rádio.

No início de janeiro, sentamos na calçada com outros vizinhos e nos questionávamos sobre as casas interditadas, em frente à nossa, se haveria uma solução, dado que preocupa todos os moradores da parte de cima e da parte de baixo (Rua Santo Antônio).

Indaguei na postagem da Prefeitura sobre o tema.



O secretário municipal de obras, urbanismo e transporte, Sr. Higor Matheus, de pronto respondeu:


Sobre a fenda não foi explicitado, ao que parece a obra foi para aliviar o local onde gerou interdição, com ameaça de desmoronamento. E a fenda? Continua uma ameaça? 


Essa postagem, senhores administradores públicos, não é uma crítica! Tem vários objetivos: informar, mostrar que foram tomadas atitudes para evitar um acidente grave no local, mas também mostrar à administração pública que ser transparente, dar publicidade às ações é bom para o governo e bom para os cidadãos. Evita retrabalho da primeira, cumpre com a legalidade, permite o controle social e evita que a população venha a reclamar por desconhecimento, desinformação.

É da natureza pública a transparência, não prejudica, só contribui para uma melhor relação entre o estado e a sociedade.

Nesse sentido, parabenizo a secretaria de Obras pela divulgação, não é necessário ir até a secretaria, são muitos os interessados no tema, é de interesse público. As informações de que a secretaria dispõe devem ser todas divulgadas amplamente. Que outros setores façam o mesmo. Deve ser uma regra!

E a fenda?


LEIA TAMBÉM:


Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG