FONTE: Jornal A Noite, quarta-feira, 06-nov-1929. ed.06458. Hermenoteca da Biblioteca Nacional. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/348970_02/27010 . Acesso em: 10-fev-2023.
Essa matéria narra o desejo da população da florescente Miracema em se emancipar do município de Santo Antônio de Pádua. Destaca o que disse o redator do jornal miracemense "Libertas", José Naegle, ao afirmar que o povo queria e tinha esse direito pelos seguintes motivos:
a) porque a lei permitia;
b) porque tinha uma renda municipal ("só Miracema, na sua sede") que atingia a 200 contos de réis;
c) porque tinha de 11 a 12.000 habitantes na sede, no distrito todo 30.000 habitantes;
d) porque tinha 1.200 casas que davam uma renda, pelo Imposto Predial, de 80 contos de réis;
e) e porque o municípo de Santo Antônio de Pádua tem 1.033.000 ks2 e 10 distritos, sendo os seguintes: Pádua (a sede), Miracema, Paraíso, Monte Alegre, Ibitiguaçu, Baltazar, Santa Cruz, Maranguatu, Aperibé e Paraoquena. Assim, poderia ser divida sem prejuízo, ficando Miracema com Paraíso, Ibitiguaçu, Monte Alegre e talvez Paraoquena (Campelo).
A matéria destaca ainda que Miracema, uma vez criado o município, seria de grande importância para o estado do Rio de Janeiro por ser fronteira de Minas Gerais. Ficaria com uma extensão de 400.000 ks2 (curiosa unidade de medida)*.
Citam Bom Jardim como exemplo de município pequeno e bem administrado, com renda menor do que Miracema.
O povo miracemense anseava há muitos anos pela independência e muito fez com esse fim: o prédio do grupo escolar - oferecido ao estado, o prédio da cadeia (idem), o prédio do ginásio, o suntuoso prédio do Miracema Club e já estava providenciando o prédio da Prefeitura, cuja planta estava concluída.
O comércio de Miracema era bem desenvolvido, dos melhores do estado: muitas fábricas, oficinas mecânicas, enfim, extenso movimento industrial; bares, restaurantes, barbearias, farmácias, tudo em número elevado, com montagem moderna e aparelhamentos completos.
Havia 3 fortes clubes de futebol: Miracema F. C., campeão do norte fluminense; o América F.C. e o Independência F. C., que recebem visitas de times de Niterói e do Rio e não sofreram derrotas. O primeiro, principalmente, em 2 ou 3 anos perdeu apenas uma vez para o Ordem e Progresso F. C. de Bom Jesus do Itabapoana.
Por tudo o que o jornalista expôs e muito mais, a conclusão de Naegle é de que Miracema merecia sua independência e contava com a boa vontade do presidente do Estado e dos deputados Péricles Rocha, Mário Alves, Arnaldo Tavares e outros.
*Onde se lê a unidade de medida ks2, leia-se km2. O primeiro seria uma unidade de medida de Eletricidade derivada da unidade de medida Siemens; o seguinte, quilômetro quadrado, unidade de medida de área, derivada do metro quadrado. Provável erro de impressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário