Arquivo VAGALUME

domingo, 19 de março de 2023

AMBIÇÃO POLÍTICO-ELEITORAL

ambição

substantivo feminino
1.forte desejo de poder ou riquezas, honras ou glórias; cobiça; cupidez.
"sua a. abriu-lhe as portas da alta sociedade"

2.anseio veemente de alcançar determinado objetivo, de obter sucesso; aspiração, pretensão.
"sua a. era tornar-se um grande pintor"
Oxford Languages

Neste domingo, após tudo que ouvi e vi durante a semana, venho aqui expor uma curiosidade e uma reflexão sobre o cenário que se descortina na política miracemense.

Após dois maus governos, em 3 mandatos consecutivos com 2 prefeitos distintos, sendo um ainda em encerramento. Com um cenário Legislativo também caótico, antidemocrático e aquém do que se necessita. O que entendo é que mostra-se fundamental para mudar o cenário de desgoverno, de má gestão, de falta de fiscalização e decadência socioeconômica uma mudança na Câmara de Vereadores, com a não reeleição e a nova composição mais equilibrada da Casa do Povo, com oposição, que se mostra ausente nesses anos todos.

É óbvio, que no novo pleito eleitoral, na disputa majoritária é fundamental que se tenha candidatos que possam trazer ao menos a esperança de um bom governo, democrático, aberto à participação social, comprometido com o bem estar da população. Como não vislumbro essa possibilidade até o momento, pois as opções não animam o eleitor, aposto na mudança da Câmara, que creio seja factível.

Longe da turba partidária que hoje compõe o Legislativo municipal, constituída de partidos ligados ao denominado "centrão", cartorais, sem programa e sem diretórios locais, acredito que há partidos progressistas, com diretórios municipais e formação composta de jovens de boa formação, com desejo de contribuir com o bem comum e a boa política na cidade.

No entanto, o que se observa, é que a ambição é uma qualidade não tão incomum nesse grupo. Jovens que ainda não conhecem o funcionamento das instituições democráticas, talvez inspirados na incompetência dos dois últimos governantes, recheados de ambição, estão obcecados pelo cargo de prefeito, da disputa majoritária. Quando na verdade seriam mais eficazes no Legislativo, não só pelo resgate da boa prática política, mas pelo efeito pedagógico que essa prática proporcionará aos novatos. O que no horizonte formaria bons gestores públicos.

Acredito na juventude, mas sem experiência de vida, sem experiência política e sem conhecimento das instituições e da máquina pública, permeados por ambição demasiada estão racionalmente fadados ao fracasso. O que também contribui para um futuro sem muitas esperanças.

Espero que fique aqui uma oportunidade de reflexão. Não sou dona da verdade, nem pretendo ser, mas espero contribuir para que não se perca o bonde da história e a janela de oportunidade que a cidade apresenta.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG