Arquivo VAGALUME

sábado, 18 de março de 2023

MIRACEMA: LÂMPADA DA MEMÓRIA DESTACA A CONSTRUCÃO DO PAÇO MUNICIPAL

 


A inauguração do edifício, em 1944, foi um marco na região no seu tem- po, por suas características construtivas. Foi erguido no então revolucionário sis- tema de radier, em que o prédio é pousado sobre uma grande placa de concreto e desenvolve paredes de tijolos maciços autoportantes, que sustentam as lajes superiores sem pilares de concreto. Naquele momento, a cidade vivenciava o abandono do velho ecletismo arquitetônico, caracterizado por fachadas decoradas, inspiradas em estilos europeus, frequentemente com estrutura feita de madeira. De linhas mais simples e sobriedade de formas, a nova prefeitura exprimia melhor a estética do Estado Novo (1938-1945), para os edifícios públicos. 




À frente da construção esteve o italiano Massimiliano De Poli, mais conhecido como Marcílio, que a partir de então passou a executar outros projetos residenciais e comerciais utilizando mais amplamente o concreto armado. Esse foi um momento de modernização da cidade. Materiais nobres foram utilizados no acabamento do prédio como o ladrilho hidráulico aqui fabricado pela “Fábrica de Ladrilhos Hidráulicos e Artefatos de Cimento Ltda”; as portas confeccionadas com sucupiras extraídas das matas locais, os tacos “Petrônio” e a mobília da Câmara de Vereadores, ambos confeccionados pela Serraria Miracema, de Melchíades Cardoso. 



As obras de restauração procuraram preservar ao máximo as característi- cas originais do imóvel que tiveram todas as esquadrias de madeira e pavimenta- ção originais recuperadas, telhado refeito, além de nova rede elétrica, climatização e logística indispensáveis nos tempos atuais. A área, existente anteriormente, no entrono do prédio foi devolvida em forma de praça, sendo mais uma opção de lazer da cidade, além de contribuir para a valorização daquela região. 

O maior legado que essa obra deixará é a prova de que quando há o devido interesse é perfeitamente possível a adaptação e modernização tecnológica para que imóveis preservados continuem cumprindo as funções para as quais foram concebidos, ainda que tendo passadas oito décadas, como nesse caso.

Do Jornal Liberdade de Expressão

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG