Arquivo VAGALUME

terça-feira, 14 de março de 2023

ITAOCARA: PATÁPIO SILVA E SUA PASSAGEM POR PALMA - MG

Patápio Silva, da Wikipedia
O palmense José Alberto Metri Pinto, que é um preservador da memória de sua terra, nos conta sobre a passagem de Patápio Silva por Palma, zona da Mata Mineira.

Patapio morou por um tempo em Palma.
Seu pai era barbeiro, e ensinou Patápio a tocar flauta. Ele, então, passou a impressionar diversas pessoas que passavam pela barbearia do pai, tocando uma rudimentar flauta de folha de flandres (uma flautinha de brinquedo). Passou parte de sua infância na cidade mineira de Cataguases onde, em 1896, entra na Banda Cataguases Aurora com apenas 16 anos. Depois, conheceu o maestro cubano Francisco Lucas Duchesne, que exerceu importante influência na carreira de Patápio.
Em 1899, indo morar na cidade de Palma, durante as comemorações da Semana Santa, ele interpretou composições sacras do padre José Maurício Nunes Garcia.
Em 1900 foi para a cidade do Rio de Janeiro, onde trabalhou como tipógrafo, aprendeu francês (idioma universal naquela época), indo depois trabalhar na Casa da Moeda, como impressor. Depois, concorreu a uma vaga no importantíssimo Instituto Nacional de Música, sendo ouvido pelo professor Paulo Augusto Duque Estrada Meyer. Este encantou-se com o enorme talento do humilde Patápio, conseguiu-lhe então uma flauta de boa qualidade e passou a ministrar-lhe aulas.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG