Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 26 de junho de 2023

SINDICATO DOS PODEROSOS


Casta dos intocáveis. É um nome adequado para essa barbaridade que a Câmara votou ontem a toque de caixa. Um projeto de lei da filha do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha que cria uma blindagem especial para deputados, juízes e governadores, e que não podem sequer ser admoestados, ser questionados numa conta no banco.

Algo do tipo "você sabe com quem está falando?". É uma carteirada institucional.

Vejam: ninguém pode ser agredido, já há leis para isso. Ninguém pode ser caluniado. As pessoas podem entrar na Justiça, e normalmente fazem isso.

O Código Civil e o Código Penal protegem as pessoas de perseguições, mas esse projeto cria uma armadura para aqueles que já têm mais poder e recursos, e não querem ser criticados e questionados. Aqueles que não querem ver sua ficha corrida divulgada.

Quer dizer, não se pode mais criticar ou questionar. É crime.

Quem deveria ter uma proteção extra são os defensores dos direitos humanos, dos indígenas, do meio ambiente que são sempre assassinados pelos pistoleiros. Esses sim devem ter uma proteção extra e não quem já tem segurança e imunidade parlamentar.

Como é que a Câmara Federal aprova a toque de caixa sem passar pelas comissões, enquanto projetos fundamentais para as mulheres, para o meio ambiente dormem há anos. Na verdade, a maior parte dos deputados funcionou como um sindicato dos poderosos.

Isso é inadmissível. Vamos fazer uma campanha pública para que o Senado nunca aprove essa barbaridade.

Texto: Mandato Deputado Estadual Carlos Minc (PSB)

NOTA DO BLOGUE:

Em números absolutos, os cinco partidos que mais votaram em favor da proposta foram PT (43 votos), PL (37), União Brasil (35), Republicanos (27) e MDB (24). Os cinco partidos com mais votos contra foram: PL (44), União Brasil (16), PP (13), PT (11) e PSD (11) (O Estado de Minas).

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG