No último ano, segundo Thiago Pampolha, vice-governador do RJ e secretário de estado de ambiente e sustentabilidade, testemunhamos o resgate de cerca de 600 animais silvestres em nosso estado, incluindo espécies raras como micos-leões-dourados e uma orca-pigméia. Cada resgate reforça a importância do nosso trabalho no INEA e a necessidade de proteger nossa biodiversidade única.
Continuaremos a lutar pela conservação da fauna de todo o Rio de Janeiro!
Essa manifestação do Thiago Pampolha é positiva, sobretudo para quem defende que o Conde, região onde supostamente querem instalar um aterro sanitário privado regional em Miraema, é inadequada. Uma das razões que contribuem para esse pensamento é o fato de existirem animais ameaçados de extinção.
Para citar algumas espécies identificadas pelo conterrâneo Hélcio Granato Menezes: "Sagui-da-serra-escuro (Callithrixaurita45) e Primata Guigó (Callicebusnigrifrons) (1).
Na região do Conde, nas matas dos arredores do local do projeto, existem dois animais ameaçados de extinção: o papagaio Chauá (Amazona rhodocorytha) e o Sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita).
Chauá, segundo WikiAves está classificado na categoria Em Perigo de Extinção da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) das espécies ameaçadas, também conhecida como Lista Vermelha da IUCN ou, em inglês, IUCN Red List ou Red Data (Wikiaves). E o Sagui-da-serra-escuro, de acordo com o ICMBio, também está na mesma categoria de ameaça de extinção do Chauá.
[1] MELO, Fabiano Rodrigues; QUADROS, Sandra; OLIVEIRA, Leonardo C.; JERUSALINSKY, Leandro. Mamíferos - Callicebus personatus – Guigó: Avaliação do Risco de Extinção de Callicebus personatus (É. Geoffroy, 1812) no Brasil. Ministério do Meio Ambiente. ICMBio. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal/component/content/article/7315-mamiferos-callicebuspersonatus-guigo . Acesso em: 10-abr-2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário