O Ministério da Saúde registrou um aumento de 669% no número de casos de dengue no estado do Rio de Janeiro. No município de Miracema foram notificados só no mês de janeiro, 27 casos, sendo esses com mais incidência nos bairros do Hospital e Jardim Beverly. Até o momento não há informações sobre o agravo da doença.
Foi realizado o primeiro levantamento de índice de infestação do ano de 2024, e foi constatado que Miracema se encontra com o índice de 3,2 (considerado médio risco em todos os extratos). Com base no levantamento, o criadouro tipo B, se mostrou o mais preocupante, com o maior número de focos, no qual correspondem os vasos de plantas, bebedouros de animais, etc… Resumindo, dentro de residências.
As visitas em pontos estratégicos foram intensificadas com o trabalho de tratamento mecânico e químico, visando a diminuição de focos do Aedes aegypti em grande escala. Inicialmente, fazendo UBV (fumacê) nos bairros com maiores números de casos confirmados e posteriormente em todo município.
O principal poder de enfrentamento ao mosquito é justamente a população. É necessário que vistorie suas residências e elimine os focos de criadouro do mosquito, visto que, de nada adianta o fumacê eliminar o alado se nas residências continuarem a surgir novos mosquitos.
“O fumacê irá passar das 5h às 10h e das 17h às 22h, peço a população que nesse horário abram as residências, não fiquem nas janelas, tendo em vista que é um inseticida, troquem a água dos animais domésticos e que os motoristas deem passagem ao carro fumacê”, disse Cássio Cadiz dos Reis, Coordenador de Controle de Vetores.
O BLOGUE DESTACA QUE JUNTO DA POPULAÇÃO, QUE PRECISA ESTAR ATENTA À NÃO DEIXAR QUE CRIEM LARVAS DOS MOSQUITOS, TAMBÉM O PODER PÚBLICO PRECISA ESTAR ATENTO À LIMPEZA PÚBLICA, NÃO PERMITINDO QUE OS LIXOS DEIXEM DE SER COLETADOS E FIQUEM ESPALHADOS POR TODA A CIDADE, COMO TEMOS VISTO COM FREQUÊNCIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário