Como parte do programa do Governo Federal de fomentar a aviação regional no país e interligar cidades do interior a grandes e médias cidades, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Infraero assinaram nesta quarta-feira (26) duas Ordens de Serviço para execução de melhorias no aeroporto de Itaperuna, no Rio de Janeiro. No total, serão investidos R$ 20 milhões para elevar o conforto aos usuários, garantir maior segurança nas operações aéreas e ampliar as operações no local.
No início deste ano, a outorga do aeroporto foi transferida para a Infraero. Desde então, o órgão realizou uma série de intervenções, incluindo cadastramentos, topografia e geotecnia, para planejar e desenvolver projetos que vão garantir a operação de aeronaves de pequeno e médio porte, como a de modelo ATR 72. Localizado a aproximadamente cerca de 3 km do centro da cidade, o sítio aeroportuário possui uma pista de pouso e decolagens de 1.200 metros de comprimento e 28 metros de largura.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reforça que a pasta tem garantido recursos para modernizar os terminais regionais com foco na ampliação dos serviços e em atender os passageiros do transporte aéreo. “Temos aplicado cada mais investimentos para que possamos ampliar nossa malha aérea e permitir que o turista possa conhecer as belezas do nosso país”, ressaltou.
Rogério Barzellay, presidente da Infraero reforçou que esse investimento vai facilitar o desenvolvimento e a geração de empregos na região de Itaperuna. “Estamos, por meio do ministro de Portos e Aeroportos, cumprindo o compromisso de garantir que esse aeroporto seja totalmente requalificado a fim de que ele esteja totalmente homologado pelos órgãos de controle”, afirmou.
Obras em execução
Desde abril de 2024, estão em andamento as obras de construção do muro patrimonial e da via de inspeção do sítio aeroportuário, com conclusões previstas para novembro de 2024. Com o aporte de R$ 20 milhões, serão iniciadas, no segundo semestre deste ano, quatro obras fundamentais de infraestrutura, com previsão de conclusão ainda este ano:
- Instalação do PAPI (Precision Approach Path Indicator) em ambas as cabeceiras, com conclusão prevista para dezembro de 2024;
- Reforço e Recuperação do Pátio de Aeronaves, com conclusão prevista para outubro de 2024; e
- Reforço e Recuperação da Pista de Taxiamento de Aeronaves e de parte da Pista de Pouso, para melhorar a infraestrutura do aeroporto.
Também no final de junho, será publicado o edital para licitação de um conjunto de obras que mudarão significativamente a infraestrutura do aeroporto, com conclusão prevista para o final de 2025. São elas:
- Construção do Novo Terminal de Passageiros;
- Construção de Estacionamento de Veículos e Via de Acesso;
- Construção de Central de Resíduos Sólidos;
- Construção da Subestação de Energia.
Com informações da assessoria de comunicação da Infraero
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
NOTA DO BLOGUE
Será que Miracema não tem um político, um deputado parceiro para pleitear junto ao Gov Federal os investimentos no aeródromo Comandante Nilson Rodrigues Moreira, conforme consta do PAERJ (Plano Aeroviário do Estado do Rio de Janeiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário