Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

INDIGNAÇÃO

O Brasil vem de uma temporada difícil sob a gestão da extrema direita, que tomou o poder pós-impeachment da presidenta Dilma Rousseff. De lá pra cá, mesmo com o retorno do presidente Lula ao poder nas últimas eleições, estamos dominados pela extrema-direita, pelo projeto neoliberal de poder político e econômico. Soma-se a isso a grande maioria desse grupo político no Parlamento.

Observam-se pelo noticiário os acontecimentos, os telejornais dão destaque ao arcabouço fiscal, aos cortes no orçamento que estão em análise no Parlamento, a também austera política monetária do Banco Central, bem como medidas privatistas por todo lado. 

Só pra citar um exemplo do que ocorre, o governo brasileiro está FATIANDO A REDE DE HOSPITAIS FEDERAIS DO RIO DE JANEIRO, que atuam em serviços de alta complexidade. Um absurdo, que prejudica e menospreza os servidores públicos federais, o cidadão que é usuário do SUS, o SUS, o próprio sistema de saúde, bem como beneficia os envolvidos com empresas tercerizadoras, EBSERHs, que são empresas públicas e o trabalhador é regido por CLT (precarização do trabalho).

Tudo isso sem o diálogo com os servidores e sindicatos. Tenho acompanhado isso de perto. Acredito inclusive que alguns deputados fluminenses estão calados, porque envolvidos na ciranda e talvez o presidente esteja enganado...

Li hoje o comentário de um médico niteroiense que abarca bem o que está em jogo nesse caso. Gostaria de compartilhar com os leitores vagalumes.


dr.cesar.macedo 6 h: 
"Todos hoje “defendem o SUS”, vocês já notaram? Alguns até dizem que precisamos de uma integração maior do SUS público com o privado ou talvez uma reforma do SUS, mas todos “defendem o sistema de saúde”. É o caso de setores privados e filantrópico-privados, eminentemente financeirizados. Nós não podemos nos enganar com esse canto da sereia. Estamos diante de uma feroz competição política entre o público e o privado por recursos materiais e simbólicos. Forças políticas de centro-direita e empresários do setor de assistência à saúde, sem apoio dos movimentos sociais, oferecem a ampliação de seus mercados como um projeto para o sistema de saúde. A crise política e econômica tem sido entendida por empresários e por outros segmentos sociais como exclusivamente de natureza fiscal. A estratégia integracionista, público-privada, deriva desse frisson especulativo. Não são dois mundos separados, eles se articulam, se reproduzem e nos enganam, para que nós pensemos que estão fazendo SUS – aquilo parece, mas não é SUS". Paim J. 2024. POR ISTO, esta luta é tão importante. Ao lutarmos pela preservação, dos hospitais federais, dentro de uma lógica sistêmica, com financiamento adequado, com incorporação tecnológica, concurso Público, plano de cargos carreira e salários, a carreira SUS, estamos lutando pela retomada da REFORMA SANITÁRIA BRASILEIRA, e contra os interesses dos neoliberais privatistas, da CENTRO DIREITA, dos financistas e rentistas, que tentam , a todo custo impor a lógica PRIVADA ao Sistema Público de Saúde. Ao arrepio da Saúde como um Direito Humano Fundamental . Precisamos dizer um BASTA, a todos os enganadores e farsantes que dizem "estar construindo o SUS", mas o que querem é um ARREMEDO , uma CARICATURA DO Direito à Saúde. O que precisamos é um SUS do tamanho do Brasil, que seja do Povo Brasileiro, Universal, Integral e Igualitário. Esta é a luta dos Profissionais de Saúde e da População Brasileira.

Deixo para a reflexão! Talvez por falta de informação poucos visualizam essa situação exposta com tanta sabedoria.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG