Arquivo VAGALUME

domingo, 23 de janeiro de 2022

"CICA, A MARCA DO ELEFANTE"

 


"A CICA, uma das mais importantes indústrias alimentícias do Brasil, foi fundada por Alberto Bonfiglioli. Vindo da Bolonha, ele fez história no novo país".

Entre muitos emprendimentos, "a empreitada que fez Alberto Bonfiglioli ficar mais conhecido no Brasil foi mesmo a fundação da Companhia Industrial de Conservas Alimentícias (CICA), na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo".
Tudo por causa do produto mais famoso da marca, o extrato de tomate Elefante, que durante décadas esteve presente na vida dos consumidores brasileiros. Era um extrato feito com tomates cuidadosamente selecionados, sem pele e sem sementes, que foi o principal ingrediente de milhares de pratos nas mesas de lares brasileiros.

Esse ingrediente preferido das cozinheiras do país era utilizado para dar cor e sabor aos mais variados tipos de pratos, incluindo molhos, carnes, refogados e tortas, entre outros.

Alberto Bonfiglioli fundou a CICA em 1941, ao lado dos irmãos Salvatore e Antonino Messina e das famílias Guerrazzi e Guzzo, todos também imigrantes italianos. Claro, o primeiro produto da marca foi o extrato de tomate, decisão natural, até mesmo pelas origens italianas dos fundadores.
O produto trazia em sua lata um elefante real estampado. A origem dessa escolha não está bem documentada, mas existem algumas teorias. Uma das possibilidades é o fato de Rodolfo “Rudi” Bonfiglioli, filho de Alberto, ter sido notório caçador de elefantes.
Outra teoria, mais simpática, é que a escolha do personagem símbolo tenha se dado em homenagem à terra natal da família Massina. É que na praça principal de Catânia, ..., fica a famosa Fontana dell’Elefante.

O fato é que, no início, não foi fácil para a CICA se estabelecer no mercado de derivados de tomate, principalmente diante da concorrência da Fábrica Peixe, que na época dominava o comércio desse tipo de produto.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG