Arquivo VAGALUME

domingo, 20 de fevereiro de 2022

MUSEUS DE MIRACEMA E BOM JESUS DO ITABAPOANA FORAM SELECIONADOS PARA O PROJETO MENTORIA PARA OS GUARDIÃES DA MEMÓRIA

Dez museus do Estado do Rio ganham orientação, pelo programa HUB , para reabrir as portas com mais acessibilidade e novas estratégias


Os museus retornam às atividades após o longo recesso por conta da pandemia de covid-19. Alguns reabrem no Rio com novidades trazidas pela HUB+, programa de qualificação e formação de museus, que ofereceu mentoria para dez espaços selecionados no Estado. Em 12 meses de orientação e formação, o programa – parceria entre a Oi Futuro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e a empresa Coeficiente Artístico — ofereceu apoio para mais qualificação, inovação, dinamização, acessibilidade e preservação de acervos.

A iniciativa tem como objetivo apoiar os museus fluminenses a desenvolverem novas estratégias de atuação e conexão com o público. A Secretaria de Estado de Cultura informou, por e-mail, que a seleção dos museus se baseou, além dos critérios de territorialidade, na comprovação de sua atuação em territórios e iniciativas culturais.

"E que o museu tenha sua estrutura institucional com capacidade de maior interação com o público e, consequentemente, mais projetos integrados com a cidade, sua história, memórias e patrimônios", completou. Foram escolhidos museus da Região Serrana, Costa do Sol, Norte/Noroeste Fluminense. Na Cidade do Rio, foram quatro os espaços selecionados: Museu Bispo do Rosário, na Taquara; da Geodiversidade, na Cidade Universitária; Museu da Patologia, na Fiocruz; e Museu da Favela, no Cantagalo. A lista completa dos museus e endereços está em https://projetohubmais.com.br/museus-selecionados/.

Entre os museus selecionados estão 2 museus do noroeste fluminense: o Museu Antônio Ventura Coimbra Lopes, de Miracema, cujo responsável é o museólogo Gustavo Tostes; e o Espaço Cultural Luciano Bastos, de Bom Jesus do Itabapoana.

Com informações do Jornal O Dia.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG