Arquivo VAGALUME

sábado, 21 de maio de 2022

MIRACEMA: PRAÇA DOS BOÊMIOS É FATO CONSUMADO?

Foto da Internet. Autor não identificado.

Existe uma discussão que corre nas ruas e nas redes sociais, não tem como evitá-la. É natural da vida em democracia. O blogue, com a intenção de contribuir com a clareza das informações, compartilha com os leitores vagalumes os dados e informações que conseguiu obter através de contatos com pessoas envolvidas com a obra de reformulação ou reforma da antiga Praça dos Boêmios, hoje com novo nome, Praça José Giudice, e também, com cidadãos miracemenses moradores do entorno.

A maior reclamação gira em torno de terem transformado uma praça em ponto de ônibus. 

De fato essa situação parece que salta aos olhos. No entanto, apesar de eu ter crescido com a memória e a imaginação de um  praça, é sabido que o local é um platô, de quem sobe a Rua Santo Antônio, desde a rodoviária. Ali é bom pra respirar da subida e continuar o restante da rua. Além disso, trata-se de um entroncamento, que liga o Centro da cidade ao bairro hospital e também à Rua Santo Antônio no acesso à parte alta da cidade.

Apesar da cidade não ter um transporte público tão significativo, muitas pessoas tinham o aconchego da praça para esperar o ônibus para o Hospital de Miracema e/ou para a parte alta da cidade. Sem com isso a praça deixar de ser ponto de encontro, onde as pessoas sentavam para papear. Isso é fato! Como disse uma miracemense: "Miracema nunca teve ponto de ônibus certo... Faz sinal e para".

A opção de "dar maior conforto aos que esperam o ônibus" talvez tenha sido a decisão crítica da obra.

Fato é que, particularmente, essa blogueira aos ver as imagens, preocupou-se com 2 pontos nevrálgicos: o tamanho da praça e a permanência do belo ipê amarelo.

No primeiro caso, tive a impressão de que o desvio para a parada do ônibus reduziu o espaço útil da praça. No entanto, fui informada, com as imagens a seguir, de que apenas foi alterado o piso do desvio já existente. Apenas substituíram o piso de bloquetes do recuo que existia por paralelepípedos de pedra miracema.

Antes

Depois

No segundo caso, a permanência do belo ipê amarelo, que é o símbolo mais imponente da praça, foi-me assegurado que permaneceu. Mesmo que alguns cidadãos tenham dito que foi por pedido dos moradores, mas permaneceu.

O projeto foi sendo aprimorado levando em conta a opinião dos moradores próximos e usuários. O abrigo foi pensado de forma discreta, pra agregar valor ao espaço sem alterar tanto a configuração, disse-me um dos responsáveis.

Em relação aos bancos de pedra, foram retirados dos meios fios que ficavam nos locais anteriores. Foi uma forma de experimentar o uso porque são antigos, etc. Segundo alguns cidadãos afirmam esses bancos ficaram muito pequenos. Talvez sejam alterados.

Ainda faltam alguns itens para finalizar como: os bancos principais de madeira,  não foram fixados e ainda faltam detalhes como a placa de identificação da praça.

Buscou-se, nessa obra, valorizar elementos nativos de Miracema. A responsabilidade da obra é da Secretaria Municipal de Obras. A Praça não integra o Centro Histórico e não é tombada pelo patrimônio, nem municipal e nem estadual. Segundo o arquiteto responsável, Luciano Caetano, "a reforma melhorou aspectos de segurança dos usuários, aumentou a área de jardins permeável e redimensionou os canteiros no solo, recebendo água de chuva coletada do abrigo. Os bancos são design consagrado, reprodução dos da rodoviária. Os ladrilhos, igualmente".








Foto:  Josemar Azevedo, hoje à noite.

Sendo muito sincera com os cidadãos do entorno, como também com os agentes preservacionistas, nem conheço o Secretário de Obras, mas me refiro também a ele e a toda administração pública. Essa consulta citada certamente não foi ampla. Porque desde que a obra começou que ouço reclamações.

No entanto, a questão de transformar a praça em ponto de ônibus, na minha opinião de fato ocorreu. O próprio recuo com paralelos retira da praça o espaço e o transfere para via pública, para a rua. O que reduz o espaço útil da praça.

Apesar disso, me parece um fato consumado! Como disse um cidadão morador do entorno "já está pronta"!

Sem apontar dedo e procurar culpados, porque o arquiteto certamente recebeu uma encomenda, assim atendeu o pedido. Gostaria de fazer um registro que é fundamental e está muito aparente nesse episódio: FALTA DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA!

Foi a falta de divulgação da obra, com antecedência, divulgação do projeto e discussão pública que gerou todo esse imbróglio. Se assim tivesse ocorrido, os cidadãos, também pouco acostumados à participação, direito culturalmente restrito na cidade, teria oportunidade de emitir opinião e fornecer informações úteis e que alimentassem o projeto, de forma a agradar a todos.

Assim como passou-se o tempo dos conselhos de notáveis, passou-se o tempo em que a administração pública faz o que quer. A transparência é benéfica ao governo e benéfica à sociedade, esse é um claro exemplo disso... Certamente, não estamos em momento adequado de falar em TRANSPARÊNCIA, porque não é prática corrente do atual governo. Essa é a causa de toda essa polêmica!

Boa noite!

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG