Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

"O PROGRESSO DO DISTRITO DE MIRACEMA"

Antigamente, o café, o milho, o arroz e o feijão eram transportados para o Mercado de São Fidélis em lombos de burros, onde eram vendidos. Com o crescimento e o desenvolvimento do Distrito (Santo Antônio dos Brotos - nome primitivo do município de Miracema, distrito de Santo Antônio de Pádua), muitas obras se fizeram necessárias, destacando-se entre elas:

A Estrada de Ferro Santo Antônio de Pádua - Ramal Miracema, que teve sua construção aprovada pelo Presidente da Província do Rio de Janeiro pela Lei nº250 de 25/11/1878 e Contratos de 18/03/1879 e 03/02/1881 e em 1883 foi inaugurada.

Era composta, inicialmente, por 2 locomotivas, 2 carros de passageiros e 10 carros para caragas, estreiando a estação.

Sociedade Musical XV de Novembro: fundada em 1896 e que teve sua 1ª diretoria constituída da seguinte forma:

PRESIDENTE: Francisco Cardoso
1º SECRETÁRIO: Emiliano Pinto de Almeida
2º SECRETÁRIO: Aristóbulo da Silva Caldas
TESOUREIRO: José da Silva Padilha
PROCURADOR: João Rosa Damasceno
REGENTE DA BANDA: Diogo Gomes

Sociedade Musical Sete de Setembro: fundada em 1898 e que teve como fundadores:

Ricardo Barroso
Arcanjo Abrantes
João Paes

Ambas surgiram da "Sociedade Musical Miracemense", mais tarde "Congresso Musical". Em 1897, foi sugerido pelo Professor Firmino Carvalho (pai do poeta Gilberto Barroso de Carvalho) que seria melhor que transformasse o Congresso Musical em Sociedade. Surgindo então a Sociedade XV de Novembro e dois anos mais tarde, em 1898, a Sociedade Musical Sete de Setembro. Esta ainda existente, com mais de 100 anos de existência e que foi reconhecida recentemente PATRIMÔNIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.


Fábrica de Tecidos São Martino: criada em 1906 pelo italiano, Francisco Antônio Bruno de Martino, teve com sucessor o irmão Miguel Bruno de Martino e posteriormente uma sociedade que finalmente, passou a propriedade a Efrem Kik e herdeiros. Constituía uma das principais fontes de renda da cidade, pelo número de operários que abrigava e ficava situada à Praça Getúlio Vargas, nºs. 1 e2.

Atualmente, a área onde situava-se a fábrica, que funcionou até 1994, aproximadamente, foi vendida pelos herdeiros do último proprietário à CAPPS, Caixa de Previdência dos Servidores do Município, que demoliu o prédio e construiu novo prédio no local. Para que isso ocorresse, foi necessário o destombamento do prédio, que integrava o centro histórico do município e foi tombado pelo município em 1985. O destombamento só foi autorizado mediante a manutenção do pórtico ainda existente, para a preservação da memória industrial da cidade e de um período que a indústria têxtil marcou a economia do distrito, viabilizando sua emancipação. A manutenção desse pórtico foi exigência feita pelo Conselho de Cultura Municipal.


Luz Elétrica: Como nas demais cidades, antigamente a luz era a gás ou a lampião. Em 1912, foi implantada no distrito a luz elétrica, tendo seus serviços planejados pela Cia. Força e Luz do Norte Fluminense.

Grupo Escolar Dr. Ferreira da Luz: criado com as contribuições totais e espontâneas do povo, teve sua construção iniciada em 14 de julho de 1916, na Rua Marechal Floriano (Rua Direita), Centro. Foi inaugurado em 1917 e mais tarde doado ao Estado. Outro líder político de grande importância na construção desse educandário foi o italiano José Giudice.

No ano de 1935, o Cel. Armando Ribeiro doou um terreno na Rua Mattoso Maia, também no Centro da cidade, com a finalidade da construção pelo governo do Estado da sede nova para o Grupo Escolar Dr. Ferreira da Luz. Devido a instalação do Município em 1936, o antigo prédio do grupo Escolar passou a ser sede da Prefeitura Municipal.

Instituto Afrânio Peixoto - Colégio Miracemense: primeira instituição educacional de grande porte em Miracema, foi criado pelo Professor José Paulino Alves Júnior, em 1921. Dele se originou em 1922, o Ginásio de Miracema e a Escola Normal (na época foi a 3ª escola de Formação de Professores do Estado), e mais tarde Colégio Miracemense. Em 1987, foi adquirido pelo Governo do Estado, passando a denominar-se Colégio Estadual de Miracema e hoje é INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE MIRACEMA.


Telégrafo: instalado em 12 de abril de 1926, ligou Miracema ao mundo.

Jardim de Infância Clarinda Damasceno: inaugurado em 13 de abril de 1934, teve como idealizador Altivo Mendes Linhares, auxiliado por sua primeira esposa Dona Zina Queiroz Linhares e a professora Dona AURORA LAMY DE SOUZA, que foi também a primeira diretora.
O idealizador contou com o apoio de várias pessoas da sociedade miracemense que organizavam festas para arrecadar donativos para as obras do Jardim.
Foi o 2º jardim de infância a ser criado no Estado do Rio de Janeiro, seguindo o modelo do primeiro jardim de Niterói. O nome foi uma homenagem á grande educadora, Dona Clarinda Damasceno. A 13 de outubro de 1984, foi comemorado o seu Cinquentenário de fundação com a a presença de familiares da primeira diretora, ex-alunos, ex- funcionários, ex-professores e a comunidade em geral.

Informações da Revista Comemorativa de 66 Anos de Miracema, Ano 1, Edição Especial - Junho de 2002, com algumas adaptações e atualizações e com ilustrações do blog.



Hoje todos esses prédios históricos, que marcam a origem de nossa cidade, integram o Centro Histórico do município, um dos mais bem cuidados da região Noroeste Fluminense.

Obs.: Postagem originalmente publicada em 13-junho-2009.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG