Referente a nossa postagem sobre o DESTAQUE DE MIRACEMA NA PRESERVAÇÃO DE SEU CENTRO HISTÓRICO, recebemos um comentário da Sra. Dina Lerner, arquiteta e assessora técnica do INEPAC-RJ, que achamos proveitoso divulgar:
As imagens são ilustrativas para que possam conhecer um pouco de nosso centro histórico.
O texto com o artigo original e o comentário também pode ser lido aqui:
Parabéns pelo blog e obrigada pelas notícias divulgadas. Nós aqui do INEPAC, agradecemos muito que vocês se utilizem deste espaço para divulgar o trabalho que vem sendo construído há tempos pelo órgão estadual de patrimônio, e cujo único objetivo é contribuir para preservar um pouco de nossa memória social e coletiva, materializada na paisagem cultural edificada dos núcleos urbanos que deram origem as nossas cidades. É extremamente importante que as pessoas comecem a compreender corretamente o significado da palavra "tombamento". No caso do tombamento do centro histórico de Miracema, nada mais é do que a tentativa de estabelecer "regras" de crescimento e desenvolvimento e, portanto, de "progresso", de forma equilibrada e respeitosa com a cidade que herdamos de nossos antepassados. É, sim, um desafio para todos se modernizar e pretender progredir sem que este progresso signfique a perda da identidade cultural do miracemense, como tem ocorrido muito frequentemente em diversas outras cidades fluminenses.É muito importante divulgar a experiência de outras tantas cidades, que se utilizam da preservação de seu patrimônio construído para fomentar o desenvolvimento economico, turístico e cultural local, valorizando-se e distinguindo-se dentre tantas outras,tornando-se especial e única.Peço que divulguem o nosso site www.inepac.rj.gov.br de forma que mais pessoas possam consultá-lo e tirar dúvidas quanto ao nosso trabalho. Saudações, arquiteta Dina Lerner, DPCN/INEPAC.
As imagens são ilustrativas para que possam conhecer um pouco de nosso centro histórico.
O texto com o artigo original e o comentário também pode ser lido aqui:
Um comentário:
Importantíssima a explicação da Dra. Dina. Da forma como os desinformados de plantão e os interessados em manter as coisas distorcidas para tirarem proveito da situação andam fazendo só mesmo com muita explicação para a comunidade e para nós proprietários. Como ela mesma disse, a preservação do centro histórico de Miracema, distinguirá nossa cidade das demais. Felizmente não teremos a "mesma cara" que algumas cidades próximas, porque nossa identidade foi preservada. Sou proprietária de um imóvel tombado e só agora estou enetendendo o que é o tombamento. Nas reuniões que aconteceram aqui, o governo fez muita confusão. Não sei se por desconhecimento total do assunto ou se por outros interesses, já que lá tb. estiveram construtores, profissionais da área da construção civil, etc. Só mesmo com a interferência do Estado para garantir que meus netos poderão conhecer a casa onde nasceram seus avós, bisavós e tios.
Postar um comentário