O aumento de 747,05% no ganho mensal obtido pelos funcionários do setor de tratamento de lixo (ex-Util) da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo de Miracema e uma destinação ambiental mais correta das 15 toneladas de lixo coletadas diariamente no município foram as principais mudanças implementadas pela atual administração do prefeito Ivany Samel neste setor.
O diretor operacional da ex-Util (foi extinta no governo anterior), Nimer Junior Titoneli Mansur, ressaltou que as melhorias no setor de tratamento de lixo não param aí e a meta agora é fazer com que os trabalhadores da área de separação consigam ganhar um salário mínimo por mês. Além disso, assim que chegar a verba que esperam da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), será melhorado o galpão onde é depositado o lixo e compradas uma britadeira para triturar os entulhos de obras, uma máquina, um trator, um caminhão de lixo e seis roçadeiras para a limpeza de terrenos.
Segundo Nimer Junior, os 35 integrantes da cooperativa de trabalhadores que fazem a separação do lixo reciclável e não reciclável ganhavam R$ 51,00 e passaram a obter ganho mensal de R$ 382,00 agora no atual governo municipal.
Informou também Nimer Junior que, ao assumir a operação do setor de tratamento de lixo na primeira semana de janeiro último, encontrou um verdadeiro lixão. Tratou logo de “arrumar a casa”, implantando um sistema tecnicamente correto de depositar o lixo não reciclável em um buraco aberto medindo 86 metros de comprimento, com 12 metros de altura e 12 de largura.
Já a coleta domiciliar de lixo é feita por 15 funcionários municipais em Miracema, Paraíso do Tobias, Vendas das Flores e Areias. Para este serviço a Prefeitura dispõe de quatro caminhões. O lixo úmido separado é transformado em adubo orgânico (húmus), para ser revendido posteriormente. (Informações da ASCOM da PMM, disponibilizadas hoje, 20/10/09, no site www.miracema.rj.gov.br)
Esperamos sinceramente que essas medidas e muito mais ocorram logo, para a melhoria do bem-estar da população, em prol de um ambiente saudável e, ainda, para que o município possa continuar usufruindo dos benefícios do ICMS Verde que essa estrutura permite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário