A prefeitura Municipal de Pádua está mobilizando a criação de um circuito turístico com foco nas fontes de água mineral do município. No dia 01 de outubro uma reunião na Secretaria de Meio Ambiente deu o pontapé inicial para a concretização do projeto, que envolve muitos parceiros: UFF, UFRJ, UF Rural, INEA, EMATER, DRM, SEBRAE e Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Turismo, Educação e Saúde.
O Projeto, batizado inicialmente de Caminho das Águas, prevê a criação de fontanários abertos para visitação na Água Solú e na Iodetada, e, posteriormente, nas demais fontes do município, com trilhas a serem percorridas pelos visitantes. E ainda a criação do Museu da Água, uma idéia inovadora, uma vez que há poucos museus deste tipo em todo o mundo. Os idealizadores querem expor o maquinário utilizado para envase da água, história, fotos e rótulos, resgatando o período em que o município de Pádua era conhecido como Cidade das Águas e estância hidromineral.
Para a Diretora da Casa da Ciência da UFRJ, Fátima Brito, Pádua tem um grande potencial turístico a ser desenvolvido, aproveitando a raridade das fontes existentes aqui, como a Iodetada, única na América do Sul. A diretora da UFF em Pádua, Margarida Pacheco, também é uma grande entusiasta do projeto.
Na reunião foi definida a criação de uma Comissão para a criação de um plano de metas e definição do Projeto. O prefeito José Renato Padilha tem este Caminho das Águas como prioridade de seu governo, uma vez que quer impulsionar o turismo na cidade, aproveitando a beleza natural do município. O secretário de meio ambiente, Ângelo Alberto Figueiredo, ressalta que um importante passo já foi dado pelo município, que é o estudo, mapeamento e recuperação das nascentes do município, que terá continuidade com a execução do projeto.
Participaram da reunião: Ângelo Figueiredo, Fátima Brito, Margarida Pacheco, Luciane Correa (Produtora Cultural da Casa da Ciência), Célia Januzzi (Coord. Curso Matemática UFF Pádua), Dacio Vivas (prof. UFF), Guilherme Rabello (assessor de turismo da prefeitura), Antônio Cássio Gomide (topógrafo), Luis Antonio Correa (engenheiro), Alexandre Campanário e Samuel Sá Alves (sec. meio ambiente), Hilton Marinho e Janine Souto (representantes das secretarias de saúde e educação, respectivamente).
Kellen Leal/Sandro Olivier
Ascom - Prefeitura de Pádua
Disponível em Noroeste on line.
Um comentário:
Parabéns, Pádua! Tenho fotos de piquenique-cavalgada com as crianças e funcionários da roça na Água SOLU, que fica uns 12 Km da minha propriedade, por estrada de chão, perto Paraiso do Tobias.
Pensem em incluir nosso Paraiso e Zona Rural, que tem muitos atrativos ao Turismo Rural e às Águas, com lindas cachoeiras. Ficamos tão juntinhos!....
Rachel Bruno Siqueira
Postar um comentário