O cientista político Murillo de Aragão mostra que o saldo da diplomacia brasileira, no governo Lula, é positivo. O artigo foi divulgado no blog do Noblat. Assim, concluiu Aragão:
"A Era Lula se encerra com um saldo extraordinariamente positivo no campo diplomático. Não apenas pela estrondosa vitória com a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016.
Mas também pela maior visibilidade do Brasil, pela ampliação do comércio internacional e pela inconteste liderança regional."
2 comentários:
A vitória do Rio para ser sede das Olimpíadas não se resume ao Lula. Isso é resultado de um longo processo iniciado em 1993. Tanto é que perdemos a disputa em 2004, quando Lula já era presidente. Após a realiação do PAN 2007 que a visibilidade do Brasil ganhou mais força.
A política internacional do Gov. Lula é um desastre. Vide o caso Honduras, recentemento, Acordo Itaipu (onde o Gov. Brasileiro cedeu as presões do Paraguai pagdo o preço imposto) ou o caso da Refinaria da Petrobras na Bolívia e por aí vai...
Guilherme,
No artigo citado, o autor considera a política internacional do governo Lula como positiva e não limita o sucesso do atual governo á vitória da sede das olimpíadas em 2016, ao contrário, não vê como desastre o que vc cita. O que vc chama de desastre ele chama de consensioso, diplomático!
Aliás, é o que dizem tb os argentinos em editorial do Jornal "La Nación". Que elogia o tom amistoso do presidente Lula, que traz p o Brasil um maior prestígio político no contexto internacional.
Postar um comentário