MUNICÍPIOS DA REGIÃO, ENERGISA E FUNDAÇÃO ORMEO JUNQUEIRA BOTELHO SE JUNTAM PARA PROPORCIONAR O ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E DE GESTÃO DO TREM TURISTICO E CULTURAL CINEASTA HUMBERTO MAURO.
Rodolfo Lima - Dr. Fernando Coimbra - Prof. Victor Fernandes (Pres. MPF) - Bené Guedes
Na semana que passou o consultor Rodolfo Lima confirmou a boa notícia. O primeiro passo para a viabilização do TTC Cineasta Humberto Mauro foi dado. Os municípios de Leopoldina, Cataguases, Recreio e Volta Grande, além da Energisa, estarão disponibilizando os recursos necessários para o estudo de viabilidade técnica, econômica e de gestão para a implantação do projeto, que será executado pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação). Este estudo definirá as providências necessárias à implantação de um trem de caráter regular, em trecho de responsabilidade da Ferrovia Centro-Atlântica, nos municípios de Leopoldina, Recreio, Cataguases e Volta Grande, para fins de utilização turística, histórica e cultural, atendendo à solicitação das prefeituras envolvidas.
A ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – OSCIP (qualificada pelo Ministério da Justiça através do Processo MJ nº 08071.000388/2004-59, conforme despacho da Secretaria Nacional de Justiça de 16 de dezembro de 2004, publicado no D.O.U. de 24 de dezembro de 2004) é uma entidade cultural sem fins lucrativos fundada em 5 de setembro de 1977. Com 32 anos de atuação como entidade preservacionista, detentora de um dos maiores acervos de material ferroviário histórico do país e 9 trens turístico-culturais em operação, a ABPF adquiriu notória especialização nesse mister. No quadro de associados da ABPF, participam especialistas em várias áreas ferroviárias, o que permite que a associação desenvolva, hoje, consultoria e serviços nas áreas de: Estudo de Viabilidade Técnica e Operacional; Estudo e Implantação de Via Permanente; Serviços de Restauração e Manutenção de Locomotivas a Vapor; Testes de Ultra-Som e Pressão Hidrostática em Caldeiras de Locomotivas; Serviços de Restauração e Manutenção de Carros de Passageiros; Pesquisa Histórica sobre Ferrovias, entre outros.
Graças a uma profícua parceria mantida com a Rede Ferroviária Federal S/A desde 1977, a ABPF tornou-se depositária de um grande patrimônio histórico ferroviário representado por locomotivas a vapor, locomotivas elétricas, locomotivas diesel, carros de passageiros, vagões, autos de linha, guindastes ferroviários, além de estações, instalações físicas e trechos de via permanente desativados. Com isso, a ABPF implementou e vem mantendo em funcionamento nove trens turístico-culturais e um bonde, resgatando para as gerações atuais a história da ferrovia brasileira.
– O ano de 2010 será repleto de novidades em relação ao projeto. Além do estudo que deverá se iniciar em breve, teremos também mais um Encontro Regional de Preservação e Revitalização Ferroviária que irá acontecer nos dias 13 e 14 de maio na cidade de Cataguases. Até lá o projeto TTC Cineasta Humberto deverá estar adiantado – lnformou o consultor Rodolfo Lima.
Informações do Release da empresa de consultoria MaiS Conhecimento.
Um comentário:
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Amiga Angeline
Duas muito boas notícias:
1) trem turiscos no que foi a primitiva Leopoldina, empreendimento mineiro do início de nosso ferroviarismo;
2) Volta da Mesbla, uma das mais antigas e importantes lojas de departamentos do Rio de Janeiro, a exemplo de Paris. Teve uma loja próxima a Praça Saens Peña. Vendia de tudo até embarcações e prestava serviços de manutenção de automóveis. Nosso local preferido, na sua sede, para escolher nossas compras de bem duráveis. Muita exposição de produtos, em ambiente espaço, bem ilumina do, com ar refrigera e vendedores de grande saber sobre o que vendiam, muita gentileza e que não ficavam incomodando o comprador. Feita a nossa escolha, saiamos na concorrência de preços. Em geral ela sempre perdia.
Nos livra desta tremenda careta com a qual tem ilustrado os últimos números do seu blog.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória
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