Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 15 de abril de 2010

"Se não puderes lutar contra o inimigo, junte-se a ele"

Foto: Rosane Fernandes, do site da UFF.

O caso da catástrofe ocorrida em Niterói, que ganhou um relevo maior no Morro do Bumba, pelas dimensões e pela especificidade de uma comunidade inteira, urbanizada, oficializada (a prefeitura cobrava até IPTU) e construída sobre um antigo lixão ocupa espaço na imprensa brasileira. O lixão, conforme informações divulgadas na imprensa, foi ativo durante as décadas 50 e meados da de 80 do século passado.
O prefeito de Niterói, que em sua campanha divulgava em alto e bom tom ter "um caso de amor com o povo de Niterói", por ter ocupado o cargo desde 1989, agora assumiu o seu quarto mandato e se viu numa 'sinuca de bico'. Os prefeitos que intermediaram seus mandatos foram Godofredo Pinto do PT e João Sampaio do PDT, apoiado pelo atual prefeito.
Ao se ver apertado pelas críticas feitas pela Rede Globo, inclusive pelo jornalista André Trigueiro, às quais assistimos várias vezes, tomou logo uma atitude de se unir a seus piores 'crucificadores'. Os técnicos, especialistas, engenheiros, arquitetos e geólogos da Universidade Federal Fluminense, uma das maiores universidades desse país, afirmaram que havia estudos no sentido de mostrar os riscos de desabamento em encostas na cidade Sorriso. Ao invés de aproveitar esse recurso, o prefeito preferiu apontá-los como inimigos, mostrando erros nos trabalhos e que desconhecia a pesquisa. Após se reunir com o Reitor da UFF, o prefeito deu uma entrevista à imprensa mostrando falhas no trabalho dos especialistas. A partir daí, o próprio diretor da Faculdade de Engenharia foi entrevistado pela Rede Globo e manteve a informação apresentada por seus colegas.
Ontem, Jorge Roberto Silveira e o reitor da universidade, Roberto Salles, fizeram uma coletiva com a imprensa e apresentaram uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e a UFF, no órgão que será criado no município, a GEONIT e na empresa incubada, formada por ex-alunos da UFF, que tem projetos de construção rápida e de baixo custo, com a supervisão e acompanhamento de professores e estudantes de arquitetura e engenharia. (matéria aqui)
Isso mostra o quanto os ditados populares são ricos!

2 comentários:

Alejandro disse...

E a UFF sendo tão importante se juntaria ao inimigo "de graça"? Arriscaria sua credibilidade para salvar a pele de um prefeito?

A população e os PTralhas deveriam esquecer de caçar as bruxas e ajudar a cidade. Agora de nada adianta tantos especialistas... PRECISAMOS REERGUER NITERÓI. Para nós e em nome das vítimas!

Anônimo disse...

Acredito que a UFF seja de grande importância para a população de Niterói e por isso digo que é bom saber que se uniram ao prefeito. Nos trás mais esperanças. E não é só para a Niterói, é importante para o país. O que não pode é o povo deixar esse fato de lado. O Morro do Bumba é só um exemplo do que pode acontecer.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG